Prefeito de Rio Branco é condecorado durante sessão solene em alusão ao Dia da Justiça

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve nessa sexta-feira (6), no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), prestigiando a sessão solene realizada em alusão ao Dia da Justiça, celebrado em 8 de dezembro.

No Brasil, a data foi escolhida em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sendo a padroeira da Justiça. A data tem o objetivo de reconhecer a importância do sistema judiciário na manutenção da ordem e garantia de direitos dos cidadãos.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

Foram prestadas oito homenagens às personalidades importantes que contribuíram efetivamente para o seguimento da justiça. Dentre eles, o chefe do Executivo Municipal, condecorado pela notável colaboração em prol do engrandecimento da justiça com importantes parcerias institucionais, principalmente na área da infância.

“Essa medalha não é apenas minha, mas também de todos os que trabalharam nesses quatro anos estabelecendo parcerias com os órgãos possíveis e principalmente com o TJAC, para podermos dar mais dignidade às nossas crianças e jovens. A grande parceria que realizamos foi da Família Acolhedora e vamos continuar unidos para dar mais dignidade para eles que tanto precisam dessa parceria”, expressou o prefeito.

De acordo com a desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJAC, a justiça é um princípio básico que mantém a ordem social, preservando os direitos e garantindo a equidade.

“Estamos muito felizes por hoje estarmos comemorando mais um Dia da Justiça, que vamos celebrar dia 8 de dezembro. É um dia dedicado à reflexão e também comemorações para condecorar as pessoas que nos ajudaram por tantos anos aqui na construção do nosso sistema de justiça.”

Para o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro, celebrar a data reforça sua importância perante a sociedade, principalmente para os operadores do direito.

“O Dia da Justiça tem que ser comemorado, porque é através do sistema de justiça e aí obviamente de muitos outros atores nesse processo, não só do Tribunal, mas também de todos que participam do sistema de justiça, como Ministério Público, Defensoria Pública, a Advocacia, bem como os Serventuários desses órgãos”.