Phenomena Festival exibe clássicos Gremlins e Tammy and the T-Rex nas telonas
De 5 a 13 de dezembro, acontece em São Paulo a 7ª edição do Phenomena Festival, evento de cinema com uma programação dedicada à fantasia, cinema de gênero e todas suas vertentes. Além de estreias internacionais e sessões de curtas, o festival destaca a seção “Phenomena Retro”, com exibições especiais de dois clássicos que comemoram aniversário: Gremlins (1984), de Joe Dante e Tammy and the T-Rex (1994), de Stewart Raffill.
Celebrando 40 anos, o icônico filme de Dante une terror e comédia, acompanhando a história de Billy Peltzer (Zach Galligan), um jovem que recebe um estranho animal de estimação, um “mogwai”. No entanto, ao descumprir três regras essenciais—não expor o mogwai à luz forte, não alimentá-lo depois da meia-noite e não deixá-lo entrar em contato com água—Billy acidentalmente desencadeia a reprodução de criaturas que se transformam em monstros travessos e agressivos. Essas criaturas, chamadas gremlins, causam destruição e caos na pequena cidade de Billy na véspera de Natal. O cineasta, conhecido por sua paixão pelo cinema fantástico, redefine o gênero com humor ácido e crítica social.
Já Tammy and the T-Rex, que completa 30 anos, é uma irreverente comédia sci-fi de Raffill, que segue a história de um adolescente chamado Michael (Paul Walker), que, após ser atacado por um grupo de vilões, tem seu cérebro transplantado para o corpo de um robô tiranossauro. Em seu novo corpo, Michael busca vingança contra seus agressores, enquanto sua namorada Tammy (Denise Richards) tenta ajudá-lo a recuperar sua verdadeira forma. O filme equilibra o absurdo e a aventura em uma obra que se tornou um clássico cult com o tempo.
Além dessas duas exibições de aniversário, o Phenomena Festival também conta com apresentações de outros filmes aguardados, como I Saw the TV Glow (EUA), de Jane Schoenbrun, sobre Owen (Justice Smith) e Maddy (Brigette Lundy-Paine), dois jovens que se conectam através de uma série de TV e explora temas de identidade de gênero e autodescoberta, Cuckoo (Alemanha, EUA), de Tilman Singer, estrelado por Hunter Schafer, que apresenta uma trama surreal, abordando questões de identidade e pertencimento com um toque de humor e bizarrice, e o documentário So Unreal (EUA), dirigido por Amanda Kramer, que traz uma análise sobre a tecnologia nos anos 80 e 90, com a narração de Debbie Harry, vocalista da banda Blondie.
Neste ano, o festival recebe para um bate-papo em vídeo o diretor norte-americano Mike Cheslik, criador da comédia surreal “A Hundred Beavers” (Estados Unidos), que transforma a luta de um fazendeiro contra castores em uma hilariante e cativante história. Após as sessões, o cineasta responderá às perguntas do público.
Para a programação completa da 7ª edição do Phenomena Festival, acesse: phenomenafestival.com
SERVIÇO
Tammy and the T-Rex (Phenomena Retro 30 anos): 07/12 às 18h
Gremlins (Phenomena Retro 40 anos): 08/12 às 18h
Local: Centro Cultural São Paulo(CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Ingressos: Entrada gratuita.Mais informações em www.phenomenafestival.com e instagram.com/cinephenomena
O post Phenomena Festival exibe clássicos Gremlins e Tammy and the T-Rex nas telonas apareceu primeiro em Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema.