quinta-feira, 26 dezembro, 2024
21.3 C
Rio Branco

Ministério Público investiga Hytalo Santos por exploração de imagem de menores

O influenciador Hytalo Santos está sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por exploração de imagem de menores. Os promotores analisam vídeos compartilhados no Instagram e Youtube, onde o paraibano produz conteúdos com teor sexual com adolescentes, menores de 18 anos. As informações são do UOL.

Os adolescentes são chamados de “Turma do Hytalo” e o influenciador os chama de “filhos”. Os menores são filmados com roupas curtas e dançando músicas com teor sexual. Em outros vídeos, Hytalo faz perguntas também com teor sexual como “já pulou a cerca?”, ” já pegou mais de quatro na balada?” e “já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”. Vale ressaltar que o próprio Hytalo tem 26 anos de idade.

Veja as fotos

Reprodução
Hytalo SantosReprodução
Hytalo Santos (Foto: Reprodução/Instagram)
Hytalo Santos (Foto: Reprodução/Instagram)
Hytalo Santos (Foto: Reprodução/Instagram)
Hytalo Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Os conteúdos são compartilhados com mais de 17 milhões de pessoas no Instagram e 7 milhões no Youtube. Conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), é proibido que adultos façam o uso exploratório de imagens que violem a dignidade e a intimidade de crianças e que as exponham a vexame ou constrangimento. O estatuto, em seu artigo 232, prevê detenção de seis meses a dois anos.

Caso o MPPB entenda que houve violação do ECA, pode apresentar denúncia à Justiça ou propor um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) contra o influenciador, obrigando Hytalo a interromper os conteúdos com adolescentes. Os pais das crianças e adolescentes também podem ser responsabilizados, mas até então não são citados como investigados, conforme informa o UOL.

Em novembro de 2024, o Ministério Público iniciou dois procedimentos de investigação, um em João Pessoa e outro em Bayeux, região metropolitana da capital. O caso em Bayeux partiu de uma solicitação do Conselho Tutelar local. Já a investigação em João Pessoa não tem o denunciante identificado e foi registrada como uma apuração relacionada à “defesa de direitos de crianças e adolescentes”.

Ambas as investigações tratam de “exploração sexual” e estão sendo conduzidas por promotores de Infância e Juventude, com trâmite sigiloso.

A equipe jurídica do influenciador se pronunciou ao UOL e eles informam que a denúncia não aconteceu. Leia abaixo na íntegra:

“Hytalo não é denunciado pelo MPPB. Ocorre de internautas realizarem falsas acusações, por vezes produzindo ataques a sua honra, a fim de se promoverem com isso. E se dessas acarreta algum procedimento, esse tramita em sigilo, mas conta sempre com a postura da assessoria jurídica de Hytalo para reestabelecer a verdade e arquivá-los. Todo conteúdo que é produzido pela equipe de Hytalo Santos observa estritamente as regras e diretrizes das próprias plataformas em que são divulgados e ainda a um compliance rigoroso para evitar qualquer infração legal.”

Mais Lidas

“O preconceito é algo anticultural, por excelência”, diz artista plástico brasileiro

Em entrevista ao Podcast ONU News, Jaime Lauriano fala...

Acnur: Metade dos refugiados que retornaram para a Síria saiu da Turquia

Agência da ONU restabeleceu presença nas fronteiras e monitoramento...

Investigação da ONU revela detalhes do massacre de 207 pessoas no Haiti

Relatório indica que execuções realizadas pela gangue Wharf Jérémie...

Relatora da ONU destaca lições do julgamento do caso Gisèle Pelicot na França

Sobrevivente de estupro em massa obteve justiça após ter...

“Assassino por Acaso” ganha trailer

A Diamond Films divulgou o trailer oficial de ASSASSINO POR...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo