Grupo de Trabalho de Cafeicultura aprova plano de diagnóstico da cadeia produtiva do café

O coordenador da Câmara Técnica de Agronegócio, Judson Valentim, reuniu os membros do Grupo de Trabalho de Cafeicultura para debater sobre a escolha da coordenação, a identificação de pessoas que representam o setor produtivo para compor o grupo e a aprovação do plano de trabalho de diagnóstico da cadeia produtiva do café.

A reunião ocorreu no Sebrae/AC e contou com a presença de representantes da Embrapa, Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar -Acre), da Empresa Agro com Elas e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O Plano Inicial do Diagnóstico da Cafeicultura, foi apresentado pela Empresa Agro com Elas.

“Foi apresentado o plano de trabalho que o Sebrae/AC contratou sobre o diagnóstico da cadeia produtiva do café. Foi aprovado esse plano de trabalho com algumas sugestões dos membros. Foi discutido também a questão da coordenação do GT, que ficou pendente ainda, tem duas pessoas em vistas para assumir a coordenação, mas não teve a definição ainda final”, destacou Judson Valentim.

Ainda segundo o coordenador, uma das pautas que devem ser trabalhadas em 2025 a identificação de pessoas que representam o setor produtivo, tanto da produção, que seriam produtores, que podem ser produtores de café, como também do setor de torrefação, das agroindústrias.

“Os membros do GT vão refletir um pouco e buscar identificar e trazer propostas de candidatos, tanto do setor de produção, como do setor de agroindústria, para integrarem o  Grupo de Trabalho de Cafeicultura”, concluiu.