A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) deu início, neste sábado, 7, a um mutirão de cirurgias oncológicas voltadas para a retirada de câncer de pele. A iniciativa faz parte do programa Opera Acre, promovido pelo governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e teve como objetivo reduzir as filas de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.
O mutirão foi dividido em duas etapas, atendendo 15 pacientes no sábado e programando mais 15 procedimentos para a próxima semana, totalizando 30 cirurgias realizadas. Além da retirada de lesões, foram realizados procedimentos de reconstrução imediata para minimizar cicatrizes e deformidades, restaurando a aparência da área operada.
A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, comemorou o alcance da iniciativa. “A Sesacre tem levado os mutirões de cirurgias para as unidades do interior regionalizando a saúde e, através dessa ação, na Fundhacre temos também outros mutirões em andamento como o de cirurgias ginecológicas. Agora, estamos iniciando este novo mutirão com o objetivo de facilitar o acesso à remoção de lesões malignas de pele, promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A saúde da nossa população é uma prioridade, e essa ação reforça o nosso compromisso com a prevenção e a qualidade de vida de todos os cidadãos”.
Para o cirurgião plástico Nelson Frota, que coordenou os procedimentos, a ação é ainda mais relevante por ocorrer em dezembro, mês marcado pela campanha Dezembro Laranja, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. “Junto ao mastologista David Anderson e à equipe do Centro Cirúrgico, estamos contabilizando 30 pacientes nesse primeiro momento, sendo uma etapa essa semana e o restante na semana que vem. O projeto Opera Acre está sendo investido de uma forma intensa, assim, esperamos atender em uma melhor qualidade a população acreana”.
Entre os beneficiados está Márcia Costa, de 43 anos, que aguardava pela cirurgia de retirada de um câncer de pele. “Graças a Deus esses médicos vieram, né? Pra fazer esse mutirão, pra tirar um bocado de gente da fila. Espero [receber alta] hoje mesmo. Depois que eu me inscrevi pelo CAC foi rápido, me ligaram rápido. A gente tem que ter fé, se apegar à única coisa que a gente tem, que é a fé”.
Terezinha de Souza, de 82 anos, veio de Feijó para realizar o procedimento e agradeceu pela oportunidade: “hoje eu fui confiar em Deus que eu vou tirar isso do canto do meu olho, que não foi sinal, foi um arranhão de unha há uns quatro anos, mais ou menos. Fiz os exames em Feijó e aí eles me passaram aqui para Rio Branco, aí eu vim e ele [o médico] disse que eu tinha abertura pra operar. Fiquei muito alegre, muito alegre. Parece que aquilo vinha do meu coração, aquela alegria, minha netinha disse: “graças a Deus, vovózinha, graças a Deus a senhora vai ficar boa”, contou a aposentada.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, mas a detecção precoce aumenta as chances de cura. Por meio do programa Opera Acre, o governo do Estado, a Sesacre e a Fundhacre seguem avançando na redução das filas de espera, reforçando o compromisso com a saúde da população.
The post Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera appeared first on Noticias do Acre.