O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e em parceria com a Federação das Indústrias (Fieac), alinhou estratégias para tornar o setor moveleiro mais competitivo e sustentável. O encontro, realizado no sábado, 14, na sala de treinamento da Fieac, em Rio Branco, reuniu profissionais e empreendedores de todo o estado.
Como parte da programação do 5º Congresso do Protagonismo Empresarial, foi firmado entre os parceiros o acompanhamento às tendências de design e o investimento em tecnologias modernas e sustentáveis. O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, apresentou o edital do Programa de Compras Governamentais de Incentivos a Indústria (Comprac): “Reunimo-nos com o setor para alinhar, com a Fieac, ações que possam consolidar novos negócios e o trabalho na qualificação empresarial e marketing, além da gestão ambiental, fundamentais para o desenvolvimento do setor”.
A Fieac vai produzir uma cartilha para orientar os empresários a participar de processos licitatórios com requisitos e regras que tornem as CNPJs mais competitivas. “Essa é uma determinação do presidente José Adriano [Ribeiro], que certamente vai alavancar a participação do setor que é destaque naquilo que produz dentro e fora do estado”, disse o assessor de Relações Institucionais da Fieac, Mozani Mariano.
O encontro contou ainda com a participação do diretor de indústria da Seict, Albert Azenha, que abordou a importância do consumo responsável da matéria-prima nos polos moveleiros e o novo momento vivido pela economia acreana, com o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon.
Oficinas desenham cenário da indústria acreana e estratégias de desenvolvimento
Com o objetivo de desenhar o cenário da indústria acreana, a Seict, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vem promovendo oficinas, ouvindo o setor industrial de todo o estado, construindo cenários e contribuindo com a identificação de estratégias, com ampla participação das equipes, construção coletiva e comprometimento no alcance de resultados.
“Tal metodologia proporciona a participação dos atores, os quais têm papel fundamental e protagonismo na construção dos caminhos para indústria. As opiniões e percepções são respeitadas e levadas em conta em todo processo”, garantiu a consultora do IEL, Maria das Dores Leal.
The post Governo do Acre e Federação das Indústrias formalizam parceria para tornar setor moveleiro mais competitivo e sustentável appeared first on Noticias do Acre.