sexta-feira, 27 dezembro, 2024
22.3 C
Rio Branco

Fortalecendo a saúde pública regional, Programa Opera Acre realiza mutirão de cirurgias ginecológicas no Alto Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), deu continuidade ao programa Opera Acre com um mutirão realizado neste final de semana, dias 6 e 7, no Hospital Regional de Brasileia, na região do Alto Acre.

Ação resultou em 33 cirurgias ginecológicas. Foto: Luan Martins/Sesacre

A ação resultou em 33 cirurgias ginecológicas, incluindo procedimentos como curetagem uterina, histerectomias totais abdominais e laparotomia exploradora, reafirmando o compromisso do Estado em ampliar o acesso à saúde pública.

“É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município”, disse Josenilda Lima. Foto: Cedida

Pacientes como Josenilda Lima, 47 anos, que aguardava há dois anos por uma histerectomia devido a miomas que causavam dores intensas, expressaram alívio e gratidão pela iniciativa:

“É uma grande ajuda ter esse atendimento aqui, no meu município e ajudando tantas outras mulheres que residem nesta regional. Estou muito grata ao governo e à Secretaria de Saúde e todos os profissionais por esse mutirão.”

“Só tenho a agradecer a toda equipe, por estar enfim, me livrando de tantas dores”, relatou Íris Sales. Foto: Cedida

A paciente Íris Sales, de 52 anos, fez uma histerectomia, também pela presença de miomas. “Graças a Deus chegou o dia, meus exames deram certo e não precisei ir até Rio Branco e só tenho a agradecer a toda equipe, por estar enfim, me livrando de tantas dores”, relatou.

 

Além das cirurgias ginecológicas, a agenda do programa para dezembro inclui um mutirão de cirurgias gerais, entre os dias 20 e 22, encerrando o ano de 2024 com resultados expressivos.

Descentralização como pilar estratégico

Um dos diferenciais do programa Opera Acre é a descentralização dos serviços. Exames preparatórios são realizados nos municípios de residência dos pacientes, enquanto as cirurgias ocorrem em hospitais regionais, como o de Brasileia. Essa logística reduz deslocamentos e aumenta a eficiência, beneficiando especialmente comunidades em áreas remotas.

Jean Alecio, ginecologista e obstetra que participou do mutirão. Foto: Luan Martins/Sesacre

Jean Alecio, ginecologista e obstetra que participou do mutirão, reforçou a importância dessa abordagem: “Essas mulheres são atendidas em sua própria região, sem a necessidade de viajar para a capital, o que promove mais conforto e acessibilidade.”

Avanços cirúrgicos impulsionam a Saúde no Estado

O mutirão integra uma série de ações que têm colocado o Acre como referência nacional em expansão cirúrgica. Entre 2022 e 2024, o estado apresentou um crescimento de mais de 25% no número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), saindo de 10.256 cirurgias em 2022 para 12.875 até novembro de 2024. Esses números consolidam o estado como líder no ranking nacional de expansão cirúrgica, segundo o Ministério da Saúde.

Encontro regular promovido pelo Conass tem como objetivo principal discutir, planejar e alinhar estratégias relacionadas à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Esse avanço foi reconhecido durante a 9ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que destacou a eficiência das estratégias adotadas no Acre para reduzir filas de espera e melhorar o atendimento, como explica o secretário de Saúde, Pedro Pascoal:

“O Acre lidera como o estado com a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas. Nosso objetivo é zerar as filas de espera, garantindo maior dignidade para os pacientes. Quero parabenizar toda a equipe médica, de enfermagem e de gestão que torna essa conquista possível”.

Iniciativas estratégicas fortalecem o SUS no Acre

O sucesso do Opera Acre é reflexo de ações estratégicas, como:

  • Mutirões de cirurgias eletivas, focados em áreas como ginecologia, oftalmologia, cirurgia-geral e ortopedia;
  • Parcerias federais e municipais, que viabilizaram maior repasse de recursos e aquisição de equipamentos;
  • Interiorização da saúde, garantindo atendimento a moradores de regiões mais distantes;
  • Triagem eficiente, com uso de tecnologia para agilizar os encaminhamentos.
“Após este mutirão em Brasileia, completaremos o cronograma anual com uma ampla cobertura de cirurgias em todo o estado”, destacou Shirley Nascimento. Foto: Luan Martins/Sesacre

Shirley Nascimento, chefe da regulação de cirurgias da Sesacre, destacou a importância do planejamento: “Após este mutirão em Brasileia, completaremos o cronograma anual com uma ampla cobertura de cirurgias em todo o estado. Estamos encerrando 2024 com resultados que mostram como a descentralização e o esforço coletivo podem transformar a saúde pública.”

Com iniciativas como o Opera Acre, o Estado segue avançando na promoção da saúde pública, garantindo atendimento humanizado e acessível à população.

The post Fortalecendo a saúde pública regional, Programa Opera Acre realiza mutirão de cirurgias ginecológicas no Alto Acre appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Acnur escala resposta em meio ao aumento de necessidades humanitárias na Líbia

Agência da ONU apela à comunidade internacional que forneça...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo

Levantamento considera 31 pleitos presidenciais diretos realizados pelo globo; ...

Fique de olho: Cinco pontos decisivos em 2025 contra a crise climática

Belém do Pará será o foco global dos esforços...

Guterres expressa condolências após queda de avião que matou 38 no Cazaquistão

Aeronave partiu de Baku, capital do Azerbaijão, a caminho...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo