Escassez da mão de obra, falta de linha de crédito, excesso de burocracia, acesso ao governo, preços altos, falta de insumos, dentre outros. Esses foram alguns dos problemas e entraves apontados pelos empresários do setor da construção civil ao Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. Com a coleta de informações e dados, o Fórum elaborou o Estudo Econômico Desafios para Alavancar a Construção Civil no Acre.
A pesquisa é resultado do debate promovido pelo Fórum em 30 de outubro com a presença dos principais empresários do setor, presidentes de sindicados, o coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil, Carlos Afonso, e os secretários Ítalo Lopes, secretário de Obras (Seop), Assurbanípal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e Antônio Cid, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra).
Cada participante teve a oportunidade de expor livremente sua avaliação sobre o setor, guiados por um tema chave: “principais gargalos enfrentados pela indústria de construção civil em Rio Branco”. Durante as exposições debatem aconteceram sobre ideias, futuro do setor, problemas enfrentados etc”.