Empresários apontam gargalos e entraves que dificultam o crescimento do setor da construção civil no Acre

Escassez da mão de obra, falta de linha de crédito, excesso de burocracia, acesso ao governo, preços altos, falta de insumos, dentre outros. Esses foram alguns dos problemas e entraves apontados pelos empresários do setor da construção civil ao Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. Com a coleta de informações e dados, o Fórum elaborou o Estudo Econômico Desafios para Alavancar a Construção Civil no Acre.

A pesquisa é resultado do debate promovido pelo Fórum em 30 de outubro com a presença dos principais empresários do setor, presidentes de sindicados, o coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil, Carlos Afonso, e os secretários Ítalo Lopes, secretário de Obras (Seop), Assurbanípal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e Antônio Cid, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra).

Cada participante teve a oportunidade de expor livremente sua avaliação sobre o setor, guiados por um tema chave: “principais gargalos enfrentados pela indústria de construção civil em Rio Branco”. Durante as exposições debatem aconteceram sobre ideias, futuro do setor, problemas enfrentados etc”.