quarta-feira, 25 dezembro, 2024
31.3 C
Rio Branco

Educação conclui formação para intérpretes de Libras, reforçando educação inclusiva no Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) deu mais um passo na promoção da educação inclusiva no Acre. Na manhã desta quinta-feira, 19, foi realizada a cerimônia de encerramento do Curso de Formação Inicial e Continuada para professores tradutores-intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento foi realizado no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), em Rio Branco.

Professores tradutores-intérpretes de Libras celebram a conclusão do Curso de Formação Continuada, promovido pela SEE em parceria com Ufac e Ifac. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Promovido pelo Departamento de Educação Especial da SEE, o curso totalizou 50 horas de formação ao longo do ano, com o objetivo de aprimorar a atuação dos profissionais que acompanham os alunos surdos na Educação Básica. A formação incluiu estudos teóricos e práticas metodológicas para responder às necessidades específicas de um público diverso e em constante transformação. Um total de 50 profissionais participaram das atividades.

Com a conclusão do curso, os professores estão mais preparados para atender às demandas dos alunos surdos e contribuir para a construção de uma educação bilíngue e intercultural, fortalecendo a inclusão no ambiente escolar.

Lindomar Araújo, chefe do CAS, destaca desafios e avanços na educação bilíngue para alunos surdos no Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante a cerimônia, a professora da Ufac Nina Rosa Araújo, doutora em Educação, destacou a importância da parceria com o CAS e com a SEE. “É papel primordial da universidade levar formação para a comunidade, além de atender nossos alunos. A parceria com o CAS é constante, tanto nos cursos de formação inicial quanto continuada. Essa colaboração fortalece o papel da educação de surdos e amplia as possibilidades de atuação dos intérpretes”, afirmou.

A professora de Libras do Ifac, Cristiane Nogueira, também ressaltou a relevância da formação para os intérpretes: “Trabalhar na formação desses profissionais é sempre um prazer. A educação bilíngue exige sensibilidade e dedicação, e a parceria entre o Ifac e a SEE eleva ainda mais o nível de atuação dos nossos intérpretes, que lidam diretamente com os desafios diários dos alunos surdos”.

Professora Nina Rosa Araújo, da Ufac, reforçou importância da parceria entre universidade e CAS na formação de intérpretes de Libras. Foto: Mardislon Gomes/SEE

A chefe do CAS, Lindomar Araújo, enfatizou os desafios enfrentados pelos intérpretes no contexto da educação inclusiva: “Os profissionais precisam lidar com a diversidade no universo da surdez, que envolve desde surdos que dominam Libras até aqueles com deficiências associadas. A formação busca preparar esses professores para intervir de maneira colaborativa, adaptando-se às necessidades específicas de cada aluno, que mudam constantemente”.

Professora de Libras do Ifac, Cristiane Nogueira celebra fortalecimento da educação inclusiva com a formação dos professores. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Ainda de acordo com Lindomar, o Acre avança na implementação da educação bilíngue, reconhecida nacionalmente como modalidade pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) desde 2021. Contudo, o Estado ainda não estruturou escolas ou salas bilíngues específicas, um movimento que, segundo a gestora, deve ser consolidado futuramente.

Educação conclui formação para intérpretes de Libras, reforçando educação inclusiva no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Segurança Pública implementa nova rede de radiocomunicação digital para fortalecer ações no Acre

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública...

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

  O governo do Estado do Acre está em alerta...

Em véspera de Natal obras de duplicação na Ac-40 segue em frente

Enquanto todos correm às lojas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo