Representantes das Defesas Civis Municipais da região do Juruá, Tarauacá e Envira se reuniram no auditório do Senac, em Cruzeiro do Sul, na manhã desta quarta-feira,11, para debater estratégias e aprimorar o conhecimento sobre ações de proteção e defesa civil. O encontro foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Acre.
O Coronel Carlos Batista, coordenador estadual de proteção e defesa civil, destacou a importância do evento.
“O objetivo principal do encontro é repassar conhecimentos e facilitar a elaboração de planos de contingência eficazes para lidar com os eventos extremos, como sistemas de monitoramento, alerta e ações de resposta e restabelecimento das áreas afetada. O governo federal e o governo estadual, liderado pelo Governador Gladson Cameli, que é entusiasta das ações de defesa civil, têm feito investimentos que nos ajudam a reduzir os impactos desses eventos extremos na população.”, relatou
Ney Mazzaro, secretário da Casa Civil da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, destacou a atuação da Defesa Civil durante eventos recentes, como a seca, que foi uma novidade para a região amazônica. Citou que o município tem Plano de Contingência para as duas situações.
“Muita seca, muita chuva, então é o momento de conversar, de trocar experiência e trabalhar o plano de contingência que nós já temos, inclusive, pronto”, pontuou
José Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal em Cruzeiro do Sul, enfatizou que o encontro é um momento enriquecedor para os coordenadores e equipes das Defesas Civis Municipais.
“Nosso efetivo da Defesa Civil Municipal participa desse evento realizado pela Defesa Civil Estadual, para que a gente possa trocar experiências, traçar novos planos para 2025. Haverá um novo sistema de alerta para que as Defesas Civis possam trabalhar em união, trocando as suas ideias, vendo aquilo que pode ser mudado, para que a gente possa amenizar as situações adversas que possam acontecer”, relatou.
Após este encontro em Cruzeiro do Sul, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Acre realizará outro evento, nos dias 17 e 18 de janeiro, em Brasiléia, envolvendo as regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Regional do Purus, com o mesmo objetivo de fortalecer a atuação das Defesas Civis Municipais.