A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que acontece entre os dias 10 e 13 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, reúne delegados de todas as regiões do país para discutir e fortalecer as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, o evento busca mobilizar profissionais da saúde e gestores para o aprimoramento da educação permanente das equipes de saúde e a revisão dos processos de formação dos trabalhadores do SUS.
O Estado do Acre está representado por diversos delegados, entre eles, Pedro Henrique do Vale Neves, conselheiro municipal e 1º secretário do Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco (CMS/RB); Maria Aparecida Ribeiro da Silva, conselheira municipal suplente do CMS/RB; e Eloiso Ermelindo da Silva, ex-conselheiro municipal do CMS/RB. Esses representantes, entre outros eleitos pela delegação acreana, são fundamentais para garantir que as especificidades da saúde no estado sejam discutidas e contempladas nas decisões nacionais.
Após 18 anos de sua última realização, a 4ª CNGTES acontece em um momento histórico, em que o Brasil enfrenta desafios relacionados aos direitos trabalhistas, à precarização das condições de trabalho e ao impacto da pandemia de Covid-19, que agravou as vulnerabilidades sociais e as condições de trabalho, especialmente nas áreas da saúde.
A conferência tem como objetivos centrais a mobilização para a educação permanente nas equipes de saúde, além de revisar os processos de formação de profissionais da área, buscando soluções para os desafios impostos pelos novos cenários no trabalho e no cuidado à saúde.