Brasil defende aliança global para acesso à PrEP injetável em reunião internacional

Esta semana, o diretor do Departamento de Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/MS), Draurio Barreira, participou da 45ª reunião do board executivo do Unitaid em Joanesburgo, na África do Sul. Entre as pautas discutidas, houve um destaque para os esforços da Organização para tornar o lenacapavir acessível.

De acordo com estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine, o medicamento apresenta 96% de eficácia para prevenir a infecção por HIV e pode ser utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP) injetável duas vezes ao ano. Além disso, o lenacapavir também atua no tratamento de pessoas que vivem com HIV, mas apresentam multirresistência.

Apesar do enorme potencial do antirretroviral para a prevenção de novos casos de HIV ou mesmo o cuidado das pessoas vivendo com HIV, o alto custo ainda dificulta o acesso ao medicamento. “No último congresso internacional de HIV e aids ficou explícito para todos os gestores do mundo que o lenacapavir é a resposta mais próxima à vacina contra o HIV e a eliminação da transmissão do vírus e da síndrome no mundo. Contudo, o alto custo do medicamento é um desafio, particularmente para países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Por isso, fomos enfáticos durante a reunião da necessidade da criação de uma aliança global para acesso ao lenacapavir”, afirma Draurio Barreira.

A Unitaid é uma organização internacional criada para promover projetos que objetivam ampliar o acesso a medicamentos a preços reduzidos, em particular para HIV, aids, tuberculose e malária em países de baixa e média renda. Atualmente, Draurio Barreira representa o Brasil no Conselho da Organização. Para o diretor do Dathi/MS, o acesso amplo ao lenacapavir é urgente, pois a prevenção ao HIV é uma das prioridades da atual gestão do Ministério da Saúde. Neste ano, o Brasil ultrapassou a marca de 108 mil usuário de PrEP. Um aumento de mais de 100% em relação a 2022.

Missão brasileira participa de 45ª Reunião do Conselho Executivo da Unitaid

Além do diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Draurio Barreira, a outros representantes brasileiros participaram da 45ª Reunião do Conselho Executivo da Unitaid. A missão contou com a representante permanente adjunta, embaixadora Cecília Kiku Ishitani, e a segunda secretária Débora Lobato, de Delbrasgen. O Brasil ora responde pela vice-presidência do Conselho Executivo da organização.

Para além de visitas de campo, em projetos apoiados pela Unitaid, houve encontros com autoridades sul-africanas da área de saúde. Durante a reunião do Conselho, aprovou-se nova área de intervenção relacionada ao clima e à saúde, incluindo foco em adaptação, e foram discutidos avanços para ampliação de parcerias com interlocutores como o Unaids e a Opas, bem como o aprofundamento do diálogo fundamental com a sociedade civil.

A participação brasileira nesse fórum reforça o compromisso do país com a busca por inovações que beneficiem as populações vulnerabilizadas, consolidando parcerias estratégicas e promovendo soluções sustentáveis e de equidade de acesso.

*Com informações do Ministério das Relações Exteriores.

Lorany Silva e Ádria Albarado

Ministério da Saúde