Água chega a locais antes desabastecidos no Bairro Calafate

A obra, que contou com um investimento de mais de R$ 500 mil, incluiu a instalação de bombas e adutoras, garantirá maior eficiência no fornecimento de água e reduzindo problemas de interrupção.

O diretor presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, diz que agora, a água vai chegar onde antes não chegava na regional do Calafate.

Enoque: “A água vai chegar onde antes não chegava” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A gente fez todo o teste, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda, de onde a gente concluiu os testes e agora está consolidado que, antes o abastecimento era dia sim e três não, agora passou a ser dia sim, dia não. Só que com a pressão muito maior, a água vai chegar em canto que não chegava. Tinha que ligar uma bomba da rede, não precisa mais. E aí ter a condição de botar água todo dia”, explicou Enoque.

No Calafate, a água vai chegar um dia sim, outro não. O prefeito de Rio Branco lembrou que em alguns bairros da cidade o abastecimento já acontece 24h.

Bocalom: ““Hoje é um dia de festa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Fizemos investimentos até agora de mais de R$ 200 milhões de recursos próprios, é bom que tenham isso. E aí o nosso objetivo é ir melhorando devagar, como de fato está acontecendo. Já tem área aqui na região do Calafate com água 24 horas, e esse é o objetivo nosso ao longo do tempo. Agora ninguém consegue consertar um problema de mais de 30 anos, sem investimentos. Sem comprar uma bomba nova. Devagar, a gente está fazendo investimentos, principalmente com recursos próprios. A grande maioria disso tudo é com recursos próprios, mas a gente vai vencer essa batalha.”

Os moradores do bairro que sofriam com os transtornos decorrentes da falta de abastecimento no bairro, estão satisfeitos com as melhorias.

“Hoje, graças a Deus, é um dia de festa, de comemoração. Essas 3 ruas estão recebendo água né, estão subindo antes, estão subindo hoje e a nossa comunidade está em festa, porque lá no Aroeira era 4 dias, agora chega um dia sim, outro não”, disse o presidente do bairro, Haroldo Gonçalves.

Com a expansão da rede, agora, a água chega até o Polo de Assentamento Geraldo Mesquita.

“Melhorou muito, porque antigamente a inclinação que tinha lá no Polo era de zona rural. Era só chácaras. Eram 35 chácaras de 5 hectares. Aí foi povoando. Só agora na minha rua, são mais de 1.800 famílias. Aí a água não chegava nas casas. Depois dessa melhoria, a água já está em mais de 60% das casas. O prefeito já se comprometeu também, se Deus quiser, vai chegar até o final do Polo. E lá nós temos muitas indústrias de fábrica de vassoura, cova de frutas. Tudo necessita de bastante água.”, concluiu o presidente do Polo Geral do Mesquita.