Administração do Acre é marcada por um ano de inclusão, modernização e valorização no serviço público

A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) intensificou, em 2024, sua atuação em diversas áreas, reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços públicos e a valorização dos servidores. As ações abrangeram desde a ampliação dos serviços oferecidos pela Organização em Centros de Atendimento (OCA) até avanços na gestão de recursos, capacitação e promoção do bem-estar.

OCA Móvel realiza atendimento no Núcleo de Atenção à Família do Iapen. Foto: Ludymila Maia/OCA

Em abril, a OCA ampliou sua oferta de serviços e celebrou marcos importantes. A OCA Virtual completou seu primeiro ano de atividade com mais de 47 mil atendimentos, facilitando o acesso digital a serviços essenciais. O órgão também esteve presente na Expoacre, realizando 400 atendimentos e cumprindo o compromisso de levar serviços públicos a eventos regionais.

“Estamos sempre buscando ampliar nosso serviço e modernizar o atendimento, estamos atentos às necessidades de todo o nosso público e a OCA Virtual nasceu para suprir algumas dessas necessidades”, afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

Uma importante parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) permitiu, a partir de agosto, que a OCA de Rio Branco passasse a oferecer atendimentos jurídicos e fiscais gratuitos, promovendo a inclusão social e facilitando o acesso a orientações legais.

OCA Virtual vem desempenhando uma tarefa relevante na rotina da população acreana. Foto: Ludymila Maia/OCA

Em junho, a unidade de Rio Branco incorporou atendimentos do Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre), permitindo que os moradores realizassem procedimentos relacionados a contas de saneamento. As unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri passaram a oferecer serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), facilitando o acesso ao alistamento e à regularização de títulos eleitorais.

Já a OCA Móvel, que leva atendimento a áreas remotas, completou dois anos, com um total de quase 30 mil atendimentos, mostrando-se essencial para comunidades isoladas.

Francisca dos Santos foi uma das cidadãs atendidas em Porto Walter e ficou emocionada com a agilidade e eficiência do serviço. “Eu nunca imaginei que conseguiria resolver minha situação tão rapidamente. O atendimento foi excelente, e agora finalmente posso garantir minha aposentadoria”, contou Francisca, com gratidão.

A Sead também realizou, por meio da Divisão de Alienações e do Departamento de Análises Jurídicas e Alienações, leilões eletrônicos, com o objetivo de repassar veículos e maquinários classificados como recuperáveis ou sucatas. Esses leilões, amplamente divulgados nas redes sociais e nos sites oficiais, promoveram transparência e eficiência na gestão de bens públicos. Além disso, a Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap) apoiou a preservação documental por meio da construção da nova sede do Arquivo Público do Acre, preservando a história do estado com inovação.

Arquivo Público do Acre ganhou nova sede, em Rio Branco. Foto: arquivo/Secom

Outro destaque foi o investimento na capacitação dos servidores. Em consonância com o Plano Plurianual (2024-2027), a Sead ofereceu 96 cursos, capacitando 2.831 servidores. Entre os treinamentos, destacam-se cursos sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e o sistema e-Turmalina. Em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), foram oferecidas 356 bolsas para cursos de especialização, incluindo áreas como Almoxarifado, Recursos Humanos e Ouvidoria.

O servidor Natalício do Nascimento, gestor de Políticas Públicas, destacou a importância da realização de cursos: “O RH Itinerante descentraliza as atualizações e ensina como os servidores podem pleitear seus direitos. Como o servidor público é o maior patrimônio do governo, precisamos conhecer nossos deveres e direitos. Precisamos dinamizar e estar sempre atualizados para oferecer um melhor encaminhamento às demandas”.

Foram oferecidas 97 modalidades de capacitação durante o ano. Foto: Ingrid Andrade/Sead

No âmbito da modernização digital, o Portal ac.gov consolidou-se como o principal canal de serviços digitais do governo, com mais de 170 serviços disponíveis à população e a meta de digitalizar todos os serviços até 2027. A atualização para a versão 4.0 do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) trouxe melhorias na interface e aumentou a produtividade dos processos administrativos.

“A transparência na gestão dos recursos públicos é fundamental para garantir a confiança da população e demonstrar o compromisso do governo com a integridade e a responsabilidade na aplicação desses recursos”, observou o governador Gladson Cameli, na solenidade de lançamento da plataforma.

O novo Portal da Transparência do Estado do Acre foi totalmente adequado e modernizado, garantindo uma estrutura clara e limpa, com todas as ferramentas de acessibilidade a pessoas com deficiência, conforme é estabelecido em lei.

“Esse trabalho foi desempenhado ao longo de nove meses e é fruto de parceria entre CGE e Sead e várias secretarias e autarquias do Estado. O novo portal visa proporcionar uma visão moderna e em tempo real das finanças públicas”, afirmou o secretário de Administração, Paulo Correia.

Governador frisou a necessidade e importância do portal. Foto: Neto Lucena/Secom

Para aprimorar a conectividade, a rede de telefonia IP foi expandida com 674 novos ramais, e novas políticas de segurança da informação foram implementadas, garantindo acesso remoto seguro e proteção de dados sensíveis. A Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) também lançou o aplicativo Meu ac.gov.br, que disponibiliza serviços públicos de forma acessível, diretamente no celular dos cidadãos.

Para atender à crescente demanda por novos profissionais, a Divisão de Concursos da Sead realizou processos seletivos para diversos órgãos estaduais, como o certame para o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), com 91 vagas, e disponibilidade de 3 mil vagas para a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Processos seletivos simplificados convocaram 2.271 candidatos, especialmente para a área da saúde. Além disso, o governo estadual, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), organizou cinco processos seletivos de estágio, beneficiando 1.121 estudantes com oportunidades na maioria dos órgãos do Estado.

Novo espaço representa marco histórico para funcionalismo público do Estado do Acre. Foto: Cleiton Lopes/Secom

A valorização da saúde do servidor também foi prioridade. Em Rio Branco, foi inaugurado o Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass), oferecendo serviços médicos especializados e homenageando, em seu nome, o enfermeiro George Patrício Moreira, falecido em 2019, que foi um entusiasta de seu trabalho e excelente professor.

Outras ações incluíram a criação de salas de bem-estar, a Corrida do Servidor Público em Rio Branco e no Juruá, e o RH Itinerante, que levou capacitações sobre gestão de pessoas e educação financeira a várias regiões do Acre. 

Durante a Semana do Auditor, a Sead lançou um projeto-piloto de teletrabalho, com o objetivo de promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos servidores. Atualmente, o projeto está em fase de testes, e no próximo ano outras secretarias, além da pasta de Administração, deverão aderir à iniciativa. 

Hérika Albuquerque: “Estamos analisando a produtividade dos servidores. No próximo ano, esperamos expandir o teletrabalho para outras secretarias” . Foto: Ingrid Andrade/Sead

Fortalecendo a arte e a cultura, o Departamento de Humanização promoveu eventos culturais com identidade local, como a exposição Entre Fronteiras, com obras do artista peruano David César Pequeno, e uma mostra de trabalhos do artista popular José Matos, que segue os princípios da arte naïf, retratando a paisagem rural da região.

Foi realizada também uma exposição de trabalhos criativos dos alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/S), órgão da Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Galeria de Artes do Palácio das Secretarias, em Rio Branco. A mostra reuniu produções artísticas de jovens apoiados pelo núcleo, que expressam suas emoções, pensamentos e visões de mundo por meio da arte. 

Evento evidenciou papel do Naah/S na identificação e atendimento de alunos com altas habilidades em áreas como artes, psicomotricidade e dramaturgia, ressaltando a importância de valorizar talentos excepcionais. Foto: Andressa Larissa

Essas iniciativas refletem o compromisso da Sead com a modernização, a eficiência e a valorização dos serviços públicos, promovendo inclusão, acessibilidade e bem-estar dos cidadãos e servidores do Acre.

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