A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) intensificou, em 2024, sua atuação em diversas áreas, reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços públicos e a valorização dos servidores. As ações abrangeram desde a ampliação dos serviços oferecidos pela Organização em Centros de Atendimento (OCA) até avanços na gestão de recursos, capacitação e promoção do bem-estar.
Em abril, a OCA ampliou sua oferta de serviços e celebrou marcos importantes. A OCA Virtual completou seu primeiro ano de atividade com mais de 47 mil atendimentos, facilitando o acesso digital a serviços essenciais. O órgão também esteve presente na Expoacre, realizando 400 atendimentos e cumprindo o compromisso de levar serviços públicos a eventos regionais.
“Estamos sempre buscando ampliar nosso serviço e modernizar o atendimento, estamos atentos às necessidades de todo o nosso público e a OCA Virtual nasceu para suprir algumas dessas necessidades”, afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.
Uma importante parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) permitiu, a partir de agosto, que a OCA de Rio Branco passasse a oferecer atendimentos jurídicos e fiscais gratuitos, promovendo a inclusão social e facilitando o acesso a orientações legais.
Em junho, a unidade de Rio Branco incorporou atendimentos do Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre), permitindo que os moradores realizassem procedimentos relacionados a contas de saneamento. As unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri passaram a oferecer serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), facilitando o acesso ao alistamento e à regularização de títulos eleitorais.
Já a OCA Móvel, que leva atendimento a áreas remotas, completou dois anos, com um total de quase 30 mil atendimentos, mostrando-se essencial para comunidades isoladas.
Francisca dos Santos foi uma das cidadãs atendidas em Porto Walter e ficou emocionada com a agilidade e eficiência do serviço. “Eu nunca imaginei que conseguiria resolver minha situação tão rapidamente. O atendimento foi excelente, e agora finalmente posso garantir minha aposentadoria”, contou Francisca, com gratidão.
A Sead também realizou, por meio da Divisão de Alienações e do Departamento de Análises Jurídicas e Alienações, leilões eletrônicos, com o objetivo de repassar veículos e maquinários classificados como recuperáveis ou sucatas. Esses leilões, amplamente divulgados nas redes sociais e nos sites oficiais, promoveram transparência e eficiência na gestão de bens públicos. Além disso, a Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap) apoiou a preservação documental por meio da construção da nova sede do Arquivo Público do Acre, preservando a história do estado com inovação.
Outro destaque foi o investimento na capacitação dos servidores. Em consonância com o Plano Plurianual (2024-2027), a Sead ofereceu 96 cursos, capacitando 2.831 servidores. Entre os treinamentos, destacam-se cursos sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e o sistema e-Turmalina. Em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), foram oferecidas 356 bolsas para cursos de especialização, incluindo áreas como Almoxarifado, Recursos Humanos e Ouvidoria.
O servidor Natalício do Nascimento, gestor de Políticas Públicas, destacou a importância da realização de cursos: “O RH Itinerante descentraliza as atualizações e ensina como os servidores podem pleitear seus direitos. Como o servidor público é o maior patrimônio do governo, precisamos conhecer nossos deveres e direitos. Precisamos dinamizar e estar sempre atualizados para oferecer um melhor encaminhamento às demandas”.
No âmbito da modernização digital, o Portal ac.gov consolidou-se como o principal canal de serviços digitais do governo, com mais de 170 serviços disponíveis à população e a meta de digitalizar todos os serviços até 2027. A atualização para a versão 4.0 do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) trouxe melhorias na interface e aumentou a produtividade dos processos administrativos.
“A transparência na gestão dos recursos públicos é fundamental para garantir a confiança da população e demonstrar o compromisso do governo com a integridade e a responsabilidade na aplicação desses recursos”, observou o governador Gladson Cameli, na solenidade de lançamento da plataforma.
O novo Portal da Transparência do Estado do Acre foi totalmente adequado e modernizado, garantindo uma estrutura clara e limpa, com todas as ferramentas de acessibilidade a pessoas com deficiência, conforme é estabelecido em lei.
“Esse trabalho foi desempenhado ao longo de nove meses e é fruto de parceria entre CGE e Sead e várias secretarias e autarquias do Estado. O novo portal visa proporcionar uma visão moderna e em tempo real das finanças públicas”, afirmou o secretário de Administração, Paulo Correia.
Para aprimorar a conectividade, a rede de telefonia IP foi expandida com 674 novos ramais, e novas políticas de segurança da informação foram implementadas, garantindo acesso remoto seguro e proteção de dados sensíveis. A Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) também lançou o aplicativo Meu ac.gov.br, que disponibiliza serviços públicos de forma acessível, diretamente no celular dos cidadãos.
Para atender à crescente demanda por novos profissionais, a Divisão de Concursos da Sead realizou processos seletivos para diversos órgãos estaduais, como o certame para o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), com 91 vagas, e disponibilidade de 3 mil vagas para a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Processos seletivos simplificados convocaram 2.271 candidatos, especialmente para a área da saúde. Além disso, o governo estadual, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), organizou cinco processos seletivos de estágio, beneficiando 1.121 estudantes com oportunidades na maioria dos órgãos do Estado.
A valorização da saúde do servidor também foi prioridade. Em Rio Branco, foi inaugurado o Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass), oferecendo serviços médicos especializados e homenageando, em seu nome, o enfermeiro George Patrício Moreira, falecido em 2019, que foi um entusiasta de seu trabalho e excelente professor.
Outras ações incluíram a criação de salas de bem-estar, a Corrida do Servidor Público em Rio Branco e no Juruá, e o RH Itinerante, que levou capacitações sobre gestão de pessoas e educação financeira a várias regiões do Acre.
Durante a Semana do Auditor, a Sead lançou um projeto-piloto de teletrabalho, com o objetivo de promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos servidores. Atualmente, o projeto está em fase de testes, e no próximo ano outras secretarias, além da pasta de Administração, deverão aderir à iniciativa.
Fortalecendo a arte e a cultura, o Departamento de Humanização promoveu eventos culturais com identidade local, como a exposição Entre Fronteiras, com obras do artista peruano David César Pequeno, e uma mostra de trabalhos do artista popular José Matos, que segue os princípios da arte naïf, retratando a paisagem rural da região.
Foi realizada também uma exposição de trabalhos criativos dos alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/S), órgão da Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Galeria de Artes do Palácio das Secretarias, em Rio Branco. A mostra reuniu produções artísticas de jovens apoiados pelo núcleo, que expressam suas emoções, pensamentos e visões de mundo por meio da arte.
Essas iniciativas refletem o compromisso da Sead com a modernização, a eficiência e a valorização dos serviços públicos, promovendo inclusão, acessibilidade e bem-estar dos cidadãos e servidores do Acre.
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