O Sesc RJ Flamengo é o novo vice-líder da Superliga feminina 2024/25. Nesta sexta-feira (8), o time dirigido pelo técnico Bernardinho venceu o Pinheiros e alcançou 12 pontos na tabela após cinco partidas. O confronto aconteceu no Rio de Janeiro, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, e o Rubro-Negro ganhou por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/14, 21/25 e 25/20. Em jogo com queda de energia, a oposta Edinara foi a maior pontuadora da partida, com 19 acertos, e a levantadora Brie ganhou o troféu VivaVôlei de melhor jogadora da partida.
Quatro partidas foram disputadas pela maioria das equipes na Superliga, porém, o Sesc Flamengo tem cinco jogos porque o duelo contra o Osasco foi antecipado da 7ª rodada do turno. Além de Brie e Edinara, a central Lorena desempenhou bem contra o Pinheiros. A atacante de bolas rápidas contribuiu com 12, seguida pela ponteira Helena, com 11. Pelo lado das visitantes, a oposta Fran Richter foi o principal nome, com 15 acertos. A ponteira Karen também foi bem, com 13 bolas no chão.
Essa foi a primeira vitória do Sesc Flamengo como mandante na Superliga, já que perdeu do Unilfe Maringá em sua estreia jogando em casa. Os outros três triunfos foram longe do Rio de Janeiro, batendo Brasília Vôlei, Flor de Ypê/Paulistano/Barueri e Osasco. Bernardinho e suas comandadas voltam a jogar pela competição na próxima terça-feira (12). O time Rubro-Negro duelo no Tijuca Tênis Clube, às 21h30, diante do Gerdau Minas, em partida antecipada da 10ª rodada.
Do outro lado, o Pinheiros sofreu sua terceira derrota na Superliga. Antes disso, as comandadas do técnico Duda Nunes perderam do Fluminense e do Osasco, ambas como visitantes, e ganharam do Sesi Vôlei Bauru, também fora de casa. O clube pinheirense disputa o próximo jogo pela competição nacional no sábado (16), às 21h. O duelo será contra o Dentil/Praia Clube pela 5ª rodada, no ginásio Henrique Villaboin. Esse jogo será o primeiro da equipe de São Paulo como mandante no campeonato.
Bloqueio e erros do Pinheiros foram cruciais para o resultado positivo do Sesc Flamengo no primeiro set. O duelo ficou equilibrado até o 5 a 5, com os times aproveitando bem as viradas de bola. Porém, na sequência, a central Lorena brilhou com o paredão duas vezes seguidas e o Rubro-Negro abriu dois: 7 a 5. Helena também ergueu o muro e deu toco para marcar 8 a 6. A diferença subiu após dois erros de ataque do Pinheiros, primeiro com a oposta Fran Richter e depois com a ponteira Carol Grossi: 12 a 9.
A oposta Edinara, destaque na pontuação com sete acertos, foi lá e colocou no chão em contra-ataque no lance seguinte e anotou 13 a 9. Mais adiante, Lorena voltou a aparecer com bloqueio marcando 16 a 10. Na reta final da parcial foi a vez do saque do Sesc Flamengo aparecer. A levantadora Brie fez dois aces, primeiro em erro de recepção de Carol Grossi (22 a 16) e depois em falha de passe da líbero Jú Perdigão (24 a 16). A parcial foi finalizada com bloqueio de Edinara em Fran Richter: 25 a 17.
Em ataque, Helena abriu o placar da segunda parcial. Ela recebeu mais uma em seguida, mas errou, permitindo a virada do Pinheiros: 2 a 1. O Sesc Flamengo assumiu a liderança com dois aces de Brie em cima da ponteira Talia. Em nova falha de recepção de Talia, agora em saque de Helena, o time mandante construiu boa diferença: 9 a 4. Três dos nove pontos inicias das mandantes foram em saques diretos, mostrando a dificuldade das comandadas de Duda Nunes no passe.
Além dos aces, o Sesc Flamengo dominou a parcial por meio dos saques agressivos que complicaram a recepção e a construção de jogadas ofensivas do Pinheiros. Edinara surgiu protagonizando contra-ataques por três vezes e a liderança subiu para dez: 15 a 5. A equipe visitante sentiu a pressão do serviço adversário e não foi capaz de se reestruturar. E, com bola rápida de meio da central Juju, o time dirigido por Bernardinho fechou em 25 a 14. Helena liderou a pontuação do set com cinco acertos.
O Pinheiros esboçou reação marcando 2 a 0 no terceiro set em ação de ataque de Fran Richter. Com ataque de Helena, o Sesc Flamengo rapidamente igualou: 4 a 4. A virada veio em seguida em bloqueio de Edinara em cima da ponteira Karen. Fran Richter caçou Helena no saque e retomou a liderança aos visitantes por 7 a 5. Helena novamente empatou em contra-ataque: 8 a 8. A primeira vez do clube Rubro-Negro na dianteira veio com ace de Brie: 13 a 12.
Melhor em quadra, o Pinheiros reassumiu o comando em dois toques de Brie: 14 a 13. Mais adiante, em contra-ataque definido por Talia, as visitantes marcaram 20 a 17. Em novo contra-ataque, Karen largou para fazer 22 a 18. A rede do Sesc Flamengo emperrou com Helena com dificuldade para pontuar. A ponteira Karina entrou e rodou duas seguidas no ataque. Apesar disso, o Pinheiros seguiu seguro, com Karen definindo e fechando o set em ataque: 25 a 21. Ela liderou a reação com oito pontos no set.
Conduzido por Karen e Fran Richter, o Pinheiros iniciou melhor e fez 7 a 4 após erro de ataque de Michelle. Em seguida, com 7 a 6 no placar, aconteceu um apagão no ginásio do Tijuca e o jogo ficou paralisado por mais de 30 minutos sem luz. Na volta, Juju bloqueou Karen e recolocou o Sesc Flamengo com dois de liderança: 14 a 12. Em seguida, Karina explorou o bloqueio em contra-ataque: 15 a 12. A dianteira foi ampliada em ataque para fora de Fran Richter: 16 a 12.
A diferença seguiu em quatro com Edinara acionada por Brie e marcando em contra-ataque: 18 a 14. Brie mandou mais uma para sua atacante de segurança e ela pontuou: 19 a 16. Inspirada, a levantadora canadense chamou Lorena na china e a liderança foi para 22 a 18. Em mais um lance com muito volume de jogo, Karina explorou o bloqueio em contra-ataque: 24 a 19. E Karina fechou o jogo em 25 a 20 em ataque pela saída de rede. Karina liderou o time na parcial com seis pontos e Edinara marcou cinco.