A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu uma palestra para os organismos de políticas para mulheres (OPMs) abordando a importância do empoderamento, beleza e autoestima da mulher negra. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 6, em formato híbrido.
A palestra realizada para os OPMs abordou questões sociais em diferentes espaços para debater a valorização da mulher negra com o comprometimento para combater o racismo estrutural na sociedade e a valorização da mulher negra em espaços públicos e destacar a importância de desconstruir estereótipos, e colocar a mulher negra como o centro do debate.
“Esse tema é de extrema importância, principalmente para as mulheres negras mais vulneráveis e vai em torno de tudo na saúde mental de uma mulher. No município de Porto Acre eles estão buscando fazer projetos voltados para a temática de empoderamento feminino’’, relatou uma das participantes presentes no evento, Maria Sara Souza.
A palestra conduzida pela responsável da Divisão de Diversidade Étnico Racial, Silvania Oliveira, destaca a importância de fortalecer a autoestima proporcionando um ambiente seguro para essas mulheres tomarem lugares de liderança.
“Ao abordar esses temas, os OPMs têm a oportunidade de refletir sobre os impactos da discriminação e da invisibilização das mulheres negras nas políticas e serviços públicos. Isso não só contribui para sensibilizar gestoras e profissionais, mas também para assegurar que os projetos e iniciativas contemplem a diversidade e respeitem as especificidades de cada mulher”, afirmou.
Os OPMS se reúnem toda quarta-feira, um encontro semanal com os temas que destacam a importância da mulher na sociedade e seus enfrentamentos no cotidiano. Os encontros ocorrem de maneira online, com a participação das gestoras dos organismos de políticas para mulheres dos 22 municípios.