Com foco na saúde integral dos profissionais, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Capelania, realiza o 1º Seminário de Qualidade de Vida. O evento, iniciado nesta terça-feira, 5, com término previsto para a quinta-feira, 7 , ocorre no auditório da Escola Kairala José Kairala, em Brasileia.
O seminário busca promover discussões em torno da saúde integral dos policiais, abrangendo os aspectos biológico, psicológico, social e espiritual. A programação inclui palestras sobre temas como prevenção ao superendividamento, saúde integral e estratégias para prevenção ao suicídio.
O sargento Sidiclei Silva, capelão voluntário da PMAC e membro da organização, vê a iniciativa como uma oportunidade estratégica para fortalecer o equilíbrio na vida dos policiais. “A Capelania da PMAC realiza ações essenciais para a saúde espiritual dos militares, e o seminário visa integrar outros pilares igualmente importantes para a qualidade de vida, como gestão financeira e saúde mental, física e espiritual. Este evento só foi viabilizado graças à colaboração entre policiais, parceiros, o Ministério Pão Diário, voluntários e o apoio institucional do comando-geral”, afirmou.
Representando o comando da PMAC, a tenente-coronel Elizangela Monteiro enfatizou a importância do evento, especialmente para os policiais militares de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri. “A instituição traz à pauta a saúde integral dos militares, indo além da assistência médica e hospitalar e incluindo o cuidado psicossocial e espiritual, com ênfase na prevenção de suicídio e outras doenças. Este é um momento de reflexão e fortalecimento da coletividade, essencial para a tropa”, destacou.
As palestras foram ministradas por sargentos da PMAC. O sargento Sidiclei Araújo destacou o trabalho da Capelania da PMAC, enquanto o sargento Kayron Rodrigues abordou a saúde financeira. “O superendividamento afeta diretamente a saúde integral dos policiais”, explicou Kayron. “Muitas vezes, o militar perde o controle sobre suas dívidas e compromissos financeiros. Este evento permite que eles adquiram uma visão mais ampla sobre como reorganizar suas finanças e implementar estratégias de redução de despesas, destinando mais recursos para momentos de lazer em família”, completou.
A psicóloga Ozilede Oliveira Paiva também participou, discutindo a importância da saúde mental para os policiais e compartilhando suas experiências como psicóloga no 5º BPM.
O seminário contou com a presença de diversas autoridades, como a delegada da Polícia Federal, Tais Arantes Freitas; o pastor Antônio Anderson da Silva Oliveira, da Igreja da Paz de Brasileia; e o primeiro-tenente Bertholdi, representando o comando do 5º BEPCIF de Epitaciolândia. Além disso, o evento foi prestigiado pelo primeiro-tenente PM Ermeson Nogueira da Silva, comandante em exercício do 5º Batalhão de Brasileia; o segundo-tenente PM Carlos César de Moraes, comandante da 3ª CIA de Assis Brasil; e o primeiro-tenente PM Marcus Roberto Farias, comandante da 2ª CIA de Xapuri.
O seminário representa um passo importante no fortalecimento do cuidado integral aos profissionais da PMAC, reafirmando o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores.