sábado, 28 dezembro, 2024
33.3 C
Rio Branco

Polícia Civil do Acre reforça compromisso com os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

agencia.ac.gov

A Polícia Civil do Acre (PCAC) reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, participando ativamente da campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A mobilização, realizada em cerca de 150 países, ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro, abordando temas como a conscientização sobre a violência de gênero, a promoção da equidade e a proposição de medidas para prevenir e combater agressões contra meninas e mulheres.

A PCAC possui duas delegacias especializadas para atender às mulheres vítimas, uma na capital, Rio Branco, e outra em Cruzeiro do Sul, desempenhando um papel fundamental no enfrentamento à violência, o assédio contra a mulher, bem como ao feminicídio, com ações que vão desde o acolhimento das vítimas até a investigação rigorosa dos casos. Durante os 21 Dias de Ativismo, a Polícia Civil intensificará atividades como palestras, rodas de conversa e atendimentos nas delegacias especializadas, além de reforçar as campanhas educativas em parceria com outras instituições públicas e organizações da sociedade civil.

PCAC reforça que as vítimas ou pessoas que testemunharem casos de violência podem procurar as delegacias ou fazer denúncias pelos canais disponíveis, como o Disque 180 ou o Disque 100, garantindo sigilo e proteção. Imagem: Ascom/PCAC

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) é um dos principais pontos de apoio, oferecendo um espaço acolhedor para as mulheres vítimas de violência. A delegada Juliana de Angelis, coordenadora do Projeto Bem-Me-Quer, destaca a importância dessas ações. “Os 21 Dias de Ativismo são uma oportunidade para fortalecer o diálogo com a sociedade e reafirmar que a violência contra a mulher é um crime grave que precisa ser combatido em todas as frentes. Nossa prioridade é garantir um acolhimento humanizado e fortalecer os mecanismos de proteção às vítimas”, enfatizou.

Além da repressão ao crime, a Polícia Civil acredita na educação como ferramenta para reduzir a violência de gênero. O delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, ressalta o papel da instituição nessa campanha.
“A Polícia Civil do Acre está comprometida com a luta pelo fim da violência contra a mulher. Participar dessa mobilização global é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso em oferecer respostas rápidas e eficientes, seja na repressão aos agressores, seja no acolhimento e proteção das vítimas. Queremos transmitir às mulheres que elas não estão sozinhas e que estamos ao lado delas nessa batalha”, disse Maciel.

Fora as ações específicas para a campanha, a PCAC mantém esforços diários no combate à violência de gênero. A integração com a Rede de Proteção à Mulher tem possibilitado avanços na investigação de crimes e no suporte às vítimas. A articulação com outros serviços é essencial para fortalecer o atendimento às mulheres em situação de violência.

A PCAC reforça que as vítimas ou pessoas que testemunharem casos de violência podem procurar as delegacias ou fazer denúncias pelos canais disponíveis, como o Disque 180 ou o Disque 100, garantindo sigilo e proteção.

Os 21 Dias de Ativismo são mais que uma campanha: são um chamado à ação. E a Polícia Civil do Acre, com seu histórico de dedicação e compromisso, está pronta para fazer a diferença, trabalhando incansavelmente para que a violência contra as mulheres seja, um dia, apenas parte de um passado que não se repita.

 

Mais Lidas

Nota de Pesar

É com...

Pulseira com diamantes a relógios: relembre presentes de Virginia a Zé Felipe em 2024

Não é novidade que celebridades costumam ter padrões de...

O ano das grávidas! Relembre as celebridades que anunciaram bebês em 2024

2024 foi o “ano das grávidas”! Famosas como Virgínia...

Sefaz está implementando novo sistema eletrônico para modernizar processos administrativos tributários

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo