quinta-feira, 14 novembro, 2024
27.3 C
Rio Branco

OCA Móvel realiza mais de 900 atendimentos em Manoel Urbano durante o Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural

agencia.ac.gov

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), por meio de sua unidade itinerante, a OCA Móvel, realizou 930 atendimentos em Manoel Urbano nesta semana, durante o Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural. A ação, promovida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Acre (Incra), tem como objetivo facilitar o acesso a documentos essenciais para a população rural do estado, evitando a necessidade de deslocamentos longos e custosos até a capital acreana.

Serviços mais procurados foram criação da conta gov.br e emissão de carteira de trabalho, além da 2ª via do CPF e do título de eleitor. Foto: cedida

Durante três dias, a OCA Móvel ofereceu mais de 80 tipos de serviços, como emissão de certidões e documentos, incluindo carteira de trabalho, 2ª via de CPF, 2ª via do título de eleitor, impressão de boletos e acesso à conta gov.br, além de orientações sobre direitos do consumidor e registro de reclamações, garantindo que trabalhadoras e trabalhadores rurais tenham seus direitos de cidadania atendidos com rapidez. Os atendimentos foram bem recebidos pelos moradores do município, que aproveitaram a oportunidade para resolver pendências documentais.

A diretora da OCA, Fran Brito, enfatizou a importância da participação da unidade móvel no evento: “Levar serviços essenciais para localidades como Manoel Urbano é fundamental para promover a cidadania e garantir que todos tenham acesso aos seus direitos. Nossa missão é facilitar o acesso à documentação, principalmente para quem está em áreas rurais e mais distantes dos grandes centros urbanos”.

Próximas paradas da OCA Móvel serão nos municípios de Tarauacá e Porto Walter. Foto: cedida

A supervisora ​​da OCA Móvel, Janaína Rodrigues, também destacou o impacto positivo do atendimento itinerante. “Nosso objetivo é desburocratizar e agilizar o processo de documentação para as pessoas que não têm condições de se deslocar até Rio Branco. Esse trabalho faz uma grande diferença para a população, e vimos a gratidão das pessoas que são atendidas pelo mutirão”, afirmou.

A ação trouxe alívio para cidadãos como Francisca Santos: “Foi bom demais pra gente; facilitou o acesso aos documentos que a gente precisa ter, sem precisar ir até Rio Branco. É muito importante o atendimento que fizeram aqui”.

Mais de 80 tipos de serviços foram oferecidos durante três dias de atendimento em Manoel Urbano. Foto: cedida

As próximas paradas da OCA Móvel serão em Tarauacá e Porto Walter, onde o mutirão ampliará o alcance dos serviços e reforçará o compromisso com as comunidades rurais do Acre. A meta é chegar a locais mais distantes, garantindo que todo morador de áreas rurais tenha acesso à documentação necessária para exercer plenamente o seu direito à cidadania.

Mais Lidas

Gretchen aparece sem curativos e rebate haters que a chamaram de “fofão”

Após realizar mais um procedimento estético no rosto, Gretchen...

Acre participa da instalação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas do Consórcio da Amazônia Legal na COP29

Na quarta-feira, 13, durante a COP29, realizada em Baku,...

Viih Tube é internada na UTI três dias após dar à luz

Viih Tube foi internada às pressas na UTI da...

Viih Tube conta que o filho quase precisou ir para a UTI após o parto

Viih Tube compartilhou com os seguidores que seu filho,...

Virgínia desabafa sobre a demora de Zé Felipe no banho

A influenciadora, que costuma postar uma foto com a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo