sexta-feira, 10 janeiro, 2025
29.3 C
Rio Branco

OCA Móvel leva cidadania a Tarauacá no Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural

Agencia.ac.gov

A Organização em Centros de Atendimento (OCA) Móvel marcou presença, nesta semana, em Tarauacá por meio de sua unidade móvel, durante a segunda fase do Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural. A ação, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi um marco na promoção da cidadania e no acesso a serviços essenciais.

OCA Móvel esteve presente durante os três dias de mutirão. Foto: cedida

Durante três dias de trabalho, a OCA Móvel ofereceu mais de 80 tipos de serviços, como emissão de documentos pessoais, acesso e criação da conta gov.br, orientações trabalhistas e muito mais. A iniciativa alcançou mais de 600 atendimentos realizados, proporcionando dignidade e inclusão social para trabalhadores e trabalhadoras rurais da região.

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou a importância de ações como essa para transformar realidades. “Estamos aqui para garantir que cada cidadão, independentemente de onde more, tenha acesso aos direitos básicos. A OCA Móvel é a ponte entre as comunidades mais distantes e os serviços públicos, reafirmando nosso compromisso com uma gestão humanizada e eficiente”, afirmou Fran.

Mais de 80 tipos de serviços foram oferecidos para os moradores do município de Tarauacá. Foto: cedida

Para Janaína Rodrigues, supervisora ​​da OCA Móvel, o mutirão é mais do que uma prestação de serviços: é um momento de acolhimento e de aproximação com as necessidades da população. “Sair da capital e vir até essas comunidades é uma forma de mostrar que o Estado está presente e atento às demandas do cidadão. Ver a alegria no rosto de quem sai daqui com um problema resolvido é o que nos motiva”, disse emocionada.

Entre as muitas histórias que surgiram durante o mutirão, a moradora do seringal Esperança, Jaqueline Muniz, emocionou a equipe. “Eu nunca imaginei que pudesse realizar tantos atendimentos tão rápido. Antes, eu teria que ir até Rio Branco, gastar tempo e dinheiro. Hoje, saio daqui com tudo resolvido e um peso a menos no coração. Fui tratada com tanto respeito que nem parecia um serviço público”, contou ela, agradecida.

Mais de 600 atendimentos foram realizados. Foto: cedida

A próxima parada do mutirão será no município de Porto Walter, onde a OCA Móvel continuará seu compromisso de levar cidadania às regiões mais afastadas do Acre. A expectativa é de mais três dias intensos de atendimentos, fortalecendo laços e garantindo que nenhuma cidade ou cidadão fique para trás.

 

Mais Lidas

Meta é notificada no Brasil sobre fim da checagem de fatos e tem 72 horas para responder

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu nesta sexta-feira (10),...

Need for Speed Carbon ganha remaster feito por fã com modo online via mod

Lançado originalmente em 2006 para PS2, PS3, Xbox, Xbox...

Modelos matemáticos revelam 3ª partícula “impossível” na mecânica quântica

Matéria introduzida há menos de dez anos nos currículos...

Ransomware baseado em IA fez mais de 80 vítimas em 1 mês, algumas no Brasil

Pesquisadores da Check Point descobriram um novo ransomware aprimorado...

ONU registra 16 prisões de figuras da oposição às vésperas da posse de Maduro

Portuguesa que lidera missão internacional de investigadores pede libertação...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo