sexta-feira, 27 dezembro, 2024
22.3 C
Rio Branco

Mostra Viver Ciência promove aprendizado lúdico e inclusivo com o projeto ‘Eu amo Minha Divertida Mente’

agencia.ac.gov

A Mostra Viver Ciência, que este ano tem como tema “Tecnologias e saberes tradicionais para uma Amazônia Sustentável”, acontece nos dias 21 e 22, quinta e sexta-feira, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco. O evento reúne ciência e inovação, oferecendo atividades interativas e educativas aos estudantes e visitantes.

Crianças participam de atividades interativas explorando o raciocínio lógico. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os destaques está a exposição “Eu amo Minha Divertida Mente”, que utiliza jogos matemáticos para trabalhar o raciocínio lógico de forma lúdica e dinâmica. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Matemática, transforma os alunos em protagonistas da aprendizagem.

Na exposição, eles participam ativamente, jogando, brincando e criando. A interação é ainda mais marcante entre as crianças menores, que se encantam com as dinâmicas dos jogos e quebra-cabeças. Além da matemática, o núcleo trabalha também com a ciência da natureza.

Alunos interagem com os jogos da exposição “Eu amo Minha Divertida Mente” durante a Mostra Viver Ciência. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Inclusão e protagonismo estudantil

Ao longo do ano, o projeto foi levado a diversas escolas públicas, com atividades inclusivas que aproximaram os alunos do aprendizado matemático de maneira criativa. Para a Mostra Viver Ciência, o Núcleo de Matemática realizou uma seleção entre os estudantes para atuar como monitores, sendo que três dos cinco escolhidos são autistas.

“Nós estamos aqui fazendo a culminância do projeto ‘Eu amo Minha Divertida Mente’, onde alunos das escolas públicas selecionados por onde o Núcleo de Matemática passou, estão aqui hoje, fazendo parte da equipe na Mostra Viver Ciência, como monitores”, explicou Ramsé Luiz Reis, coordenador do Núcleo de Matemática.

Na exposição, os estudantes participam ativamente, jogando, brincando e criando. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Metodologia criativa

O projeto nasceu da necessidade de explorar a ludicidade no ensino da matemática, utilizando jogos como ferramentas pedagógicas. “Nós usamos jogos matemáticos para trabalhar diversos descritores da matemática. Isso torna o aprendizado mais acessível e divertido para os alunos”, destacou a professora Leonília Carvalho.

A estudante Bruna Heloá Reis compartilhou sua experiência: “Eu não gosto de matemática, mas a forma como eles ensinam aqui é diferente, mais interessante e alegre. Com essa metodologia, eu aprendo de forma mais descomplicada, o que é ótimo para quem tem dificuldade”.












 

Mais Lidas

Niclas Eliasson, o garçom sueco-brasileiro na Grécia que pode pintar no Grêmio

Um dos primeiros alvos da 'Era Gustavo Quinteros' no...

Lateral-esquerdo Nicolas é mais um reforço do Ceará

De volta à Série A, o Ceará segue bastante...

Zé Rafael recusa o Santos e quer ficar no Palmeiras em 2025

O meia Zé Rafael está disposto a retomar seu...

Acnur escala resposta em meio ao aumento de necessidades humanitárias na Líbia

Agência da ONU apela à comunidade internacional que forneça...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo

Levantamento considera 31 pleitos presidenciais diretos realizados pelo globo; ...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo