Maternidade Bárbara Heliodora realiza evento em comemoração ao Dia Nacional da Prematuridade e Campanha do Novembro Roxo

A Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, promoveu, na última quinta-feira, 21, um evento em homenagem ao Dia Nacional da Prematuridade, celebrado no último domingo, 17, e à campanha do Novembro Roxo. Este mês, dedicado à conscientização sobre a prematuridade, trouxe como tema para 2024: Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade.

Pátio da maternidade foi decorado em alusão ao Novembro Roxo para recepcionar as mães e os bebês que já foram atendidos pela equipe. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Durante o evento, a médica neonatologista pediatra e coordenadora da Unidade Neonatal, Maria do Socorro Avelino, ressaltou a importância de iniciativas como o Novembro Roxo para promover a conscientização sobre a prematuridade.

Coordenadora da unidade neonatal reforçou a importância do cuidado e atenção aos bebês prematuros e os desafios enfrentados nesse processo. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

“Nascem 3 milhões de prematuros ao ano, e planejamos um evento que traz egressos da UTI, com uma campanha interna, oferecendo treinamentos para aperfeiçoamento da equipe. Então, precisamos garantir que os bebês prematuros sejam bem cuidados para que saiam com o mínimo de sequelas possíveis”, afirmou Maria do Socorro.

O evento contou com a participação de médicos, enfermeiros, familiares de bebês prematuros e representantes de organizações que atuam na área da saúde materno-infantil. O principal objetivo da atividade foi sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados adequados durante a gestação e no período neonatal, com foco na qualidade do atendimento para as mães e bebês prematuros, que enfrentam desafios significativos devido à prematuridade.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a fala de Andreia Adelaide, mãe de uma bebê prematura que nasceu com 26 semanas e permaneceu na UTI Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora por 96 dias. Andréia compartilhou sua experiência e destacou o atendimento excepcional da equipe de profissionais.

Andreia Adelaide, mãe de uma bebê prematura, participou compartilhando sua história e o atendimento que recebeu pela equipe médica. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

“A equipe da UTI neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora foi muito excepcional para o desenvolvimento da minha filha, me auxiliando e conduzindo para que eu pudesse amamentar. Assim que ela nasceu, eu não pude de imediato amamentá-la e aqui na maternidade foi disponibilizado o banco de leite materno, o que fez toda a diferença para a nossa recuperação”, acrescentou.

A comemoração se concentrou em três pilares principais: a conscientização sobre a prematuridade, a celebração das vitórias das famílias e o incentivo à disseminação de práticas de cuidado que garantem melhores resultados para os bebês nascidos antes do tempo esperado.

Evento contou com a participação de muitas mães que ainda estão recebendo atendimentos da maternidade. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

Além disso, foram apresentadas histórias inspiradoras de mães que enfrentaram a prematuridade de seus filhos, compartilhando suas experiências e o impacto da assistência especializada no processo de recuperação dos bebês. Essas histórias emocionantes reforçaram a importância de um atendimento humanizado, que leva em consideração tanto o cuidado físico quanto o emocional das mães e de suas famílias.

Novembro Roxo é a campanha dedicada à conscientização sobre a prematuridade e trouxe como tema para 2024: ‘Cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares’. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

A campanha do Novembro Roxo, além de enfatizar a relevância do tema, também visa chamar a atenção para as condições de saúde que afetam as gestantes e os bebês prematuros, ressaltando a necessidade de um trabalho conjunto entre profissionais de saúde e a comunidade para a promoção de cuidados adequados e inclusivos.

A Maternidade Bárbara Heliodora, com sua experiência e tradição no atendimento à saúde da mulher e da criança, reafirma seu compromisso com a causa da prematuridade, destacando a importância de garantir um atendimento de qualidade a todas as mães e seus bebês, independentemente de sua condição social ou geográfica.