domingo, 29 dezembro, 2024
26.3 C
Rio Branco

Inovação e tecnologia são destaques na 10ª Mostra Viver Ciência na em Rio Branco

agencia.ac.gov

A promoção do intercâmbio científico é um dos objetivos que o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), leva para a 10ª edição da Mostra Viver Ciência, aberta na manhã desta quinta-feira, 21, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco.

Oficina de desenvolvimento de jogos eletrônicos incentiva entrada de jovens talentos no mercado de games. Foto: Sabrina Salomon/Seict

A Seict está incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas e inovação tecnológica, apresentando no seu estande uma oficina de desenvolvimento de games e a exposição de jogos eletrônicos elaborados no Acre, além de atividades virtuais que buscam popularizar os segmentos científicos e tecnológicos.

“Quero parabenizar o governo do Estado e o secretário [de Educação] Aberson Carvalho por mais uma edição de sucesso da Viver Ciência. A Seict é mais uma parceira estimulando a prática da inovação, o campo da pesquisa e a qualificação, oportunizando a participação de estudantes e professores nos âmbitos regional e estadual”, disse o titular da pasta, Assurbanípal Mesquita em visita ao evento.

Este ano, a Seict apresenta resultados de uma pesquisa inédita que levantou o perfil do jogador de games em todo o estado. O documento, produzido pela Federação de Games e Tecnologia (Fagt), mostra que 87% da população entre 12 e 60 anos já teve contato com algum tipo de jogo digital. Revela, ainda, que mulheres que moram no interior, em regiões mais isoladas, não têm acesso a esse universo eletrônico.

Biodiversidade, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, está inserida na programação da Mostra Viver Ciência 2024. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O vice-presidente da Fagt, Tiago Birimba, afirmou que a faixa etária que mais joga se encontra entre 12 e 65 anos, sendo que a maioria, 69%, somente por entretenimento. “Se levarmos em consideração que o mercado de games cresce mais do que o da música e do cinema juntos, precisamos incentivar a participação de jovens como desenvolvedores; este evento é uma oportunidade ímpar para a democratização dos jogos eletrônicos”, destacou.

Técnicos da Seict trabalham em parceria com a Fagt e a Jornada de GameDev, na criação e elaboração de jogos eletrônicos, com o intuito de potencializar a atividade inovadora em todo o estado. Para o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre, Ari Palu Junior, o mundo eletrônico pode ser uma alternativa de consumo consciente e outras questões relacionadas a sustentabilidade.

“Este evento é oportuno para divulgarmos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e o tema escolhido este ano aborda questões cruciais relacionadas à biodiversidade, explorando o papel transformador da tecnologia social”, observou.









 

Mais Lidas

Unicef: 2024 foi um dos piores anos na história do Fundo para crianças em conflito

Agência da ONU diz que esse não pode ser...

ONU fecha parceria com Áustria para fortalecer turismo sustentável

Em comunicado, Organização Mundial do Turismo lembra que país...

Milhões de pessoas sob risco com o agravamento da fome pelo conflito no Sudão

Aumento da subnutrição aguda e deslocações em massa caraterizam...

Assembleia Geral aprova orçamento anual de US$ 3,72 bilhões para o próximo ano

Decisão foi anunciada durante a 79ª. sessão do órgão...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo