Ieptec apresenta experimentos inovadores na Mostra Viver Ciência 2024

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) marcou presença na Mostra Viver Ciência, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco. Os experimentos apresentados foram elaborados pelos estudantes e professores dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) Campos Pereira e Roberval Cardoso, destacando projetos inovadores e iniciativas sustentáveis.

Alunos do Curso Técnico em Agronégocio do Cept Campos Pereira, demonstraram o projeto Sala Make. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Cept Campos Pereira apresentou o projeto Sala Make, desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Edificações. A iniciativa foi elaborada em parceria com os professores e está prevista para ser executada no ano letivo de 2025, dentro do curso de Elaboração de Projetos. Durante a Mostra, quatro estudantes demonstraram a concepção e o desenvolvimento do projeto. “Os alunos explicaram como foi feita a concepção do projeto e como eles o elaboraram”, detalhou o professor e supervisor Márcio Paulo de Lima.

Estudantes explicam as etapas de concepção e desenvolvimento do projeto Sala Make. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A estudante Flávia Alencar, visitante da Mostra, elogiou a oportunidade de conhecer as iniciativas do Ieptec. “Eu tinha curiosidade de saber mais sobre os cursos e os projetos que eles desenvolvem, e aproveitei a oportunidade”, comentou.

Atualmente, o Cept Campos Pereira oferece cursos técnicos em Contabilidade, Computação Gráfica, Recursos Humanos e Sistemas de Energias Renováveis. Para 2025, está prevista a inclusão de novos cursos, como Técnico em Defesa Civil, Técnico em Desenho da Construção Civil e Técnico em Comércio Exterior.

Visitantes da Mostra Viver Ciência interagem com os equipamentos do laboratório de solos do Cept Roberval Cardoso. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já o Cept Roberval Cardoso, que oferta o Curso Técnico em Agronegócio, apresentou uma demonstração de equipamentos utilizados para análise de solo. A atividade destacou como os estudantes do curso realizam diagnósticos para determinar as condições do solo, orientando o tipo de cultivo e o momento ideal para plantio.

Equipe do Cept Roberval Cardoso exibe tecnologias utilizadas no curso de Agronegócio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Patrícia Régio, coordenadora administrativa do Cept Roberval Cardoso, comunicou a ampliação da oferta de cursos para 2025, com foco em sustentabilidade. “Nosso objetivo é fortalecer o agronegócio sustentável e expandir as oportunidades para os alunos da rede estadual”, explicou.