Iapen e Ieptec lançam curso de marceneiro para profissionalizar detentos

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), na manhã desta terça-feira, 5, fez a inauguração de mais uma cooperação entre as instituições. Dessa vez, um curso em Marcenaria, que vai profissionalizar 15 detentos de Rio Branco no Polo Moveleiro.

Iapen, em parceria com o Ieptec, lança curso em marcenaria para profissionalizar detentos. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

Os apenados que participarão da formação, além de conseguirem certificação profissional e garantirem um retorno à sociedade com a possibilidade de um emprego, também poderão remir pena por meio da educação.

Iapen investe em profissionalização para reintegração social de detentos. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Os planos de quem vai fazer a qualificação são muitos. D. S. C. já pensa em criar o próprio negócio e até gerar novos empregos: “É uma oportunidade única, que a gente tem que valorizar bastante. A gente pode abrir algum negócio, pra nós mesmos, uma firma, e gerar emprego para os outros também”, disse ele.

Policiais penais tocam instrumentos produzidos por detentos na oficina Sons da Liberdade. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A solenidade, realizada no Polo Moveleiro, contou com a apresentação de servidores da Polícia Penal, cantando e tocando instrumentos que foram produzidos pelos apenados no projeto Sons da Liberdade.

Durante a visita do coordenador de Educação, Cultura e Esporte da Senappen, Rodrigo Dias, o presidente do Iapen presenteou-o com um mapa feito pelos detentos que trabalham na marcenaria do Polo Moveleiro. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Durante o lançamento do curso, o coordenador de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rodrigo Dias, falou sobre as iniciativas que encontrou no estado: “Essa semana, conhecendo as atividades aqui do estado em relação ao aprisionamento de pessoas, tem sido bastante importante e surpreendente. Essa atividade aqui voltada ao acesso ao curso profissionalizante de marcenaria muda trajetórias. Em contato com este curso, com certeza, finalizando, tem a oportunidade de ter uma profissão que vai proporcionar uma renda e essa renda pode trazer a dignidade para as suas famílias”.

Ieptec e Iapen cooperam em mais uma ação para profissionalizar pessoas privadas de liberdade. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O diretor de gestão e planejamento do Ieptec, Atenilson Santos, representou o presidente do instituto, Alírio Wanderley, e falou da parceria entre as instituições: “Hoje nós estamos aqui, mais uma vez, por meio da Escola Roberval Cardoso, nesta parceria para o curso de marceneiro. Mas já temos várias parcerias com o Iapen e bons frutos, bons resultados”.

Iapen e Ieptec lançam curso de marceneiro para profissionalizar apenados. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O diretor de Reintegração Social, André Vinício Assis, disse que “o intuito deste curso é proporcionar aos apenados a habilidade técnica em marcenaria, promovendo sua ressocialização e inserção no mercado de trabalho. O Iapen tem buscado essas parcerias para qualificar as pessoas privadas de liberdade”.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, ressaltou o trabalho da instituição para garantir um retorno à sociedade, com oportunidades para mudança de vida aos apenados: “A gente quer ver os detentos conquistarem o direito à progressão de pena, ter um meio de subsistência quando estiverem lá fora, conseguirem o sustento das suas famílias, e o Iapen trabalha para isso”.