Governo do Acre promove palestra para servidores sobre desenvolvimento regional e cultura de planejamento

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou na manhã desta sexta-feira, 8, nova etapa do ciclo de palestras voltadas para os servidores. O evento foi realizado na Filmoteca Acreana, anexa à Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, e teve dois temas: “A nova política estadual de desenvolvimento regional” e “Fortalecendo a cultura de planejamento e orçamento governamental”.

Organizado pela Diretoria de Administração Financeira da pasta, o ciclo de palestras tem como objetivo compartilhar com os servidores os programas, serviços e iniciativas da Seplan, visando otimizar e alinhar todas as etapas de planejamento dos processos gerenciados pela secretaria. O esforço é parte de uma estratégia mais ampla para aprimorar a gestão pública, buscando elevar a eficácia e aprimorar a coordenação nas ações governamentais.

Na primeira apresentação, o diretor de Desenvolvimento Regional, Marky Brito, destacou os principais objetivos da Nova Política Estadual de Desenvolvimento Regional: “Estamos trabalhando para eliminar as desigualdades regionais e alcançar melhor qualidade de vida para a população do Acre. Nossa segunda missão é organizar os planos e projetos de forma coordenada, para que de fato exista a priorização de projetos estratégicos de desenvolvimento para todo o estado”.

Diretor de Desenvolvimento Regional, Marky Brito; “Desenvolvimento para todo o estado”. Foto: Ascom/Seplan

Brito ressaltou que a nova política é um passo importante para garantir que os investimentos públicos sejam direcionados de forma estratégica, atendendo às necessidades específicas de cada região e promovendo um desenvolvimento mais equitativo. Explicou ainda que, além de focar na redução das desigualdades, a iniciativa busca fortalecer a infraestrutura local, apoiar setores produtivos e promover a sustentabilidade ambiental, visando ao crescimento econômico alinhado ao bem-estar social.

Chefe do Departamento de Planejamento Governamental, Regiane Oliveira destacou importância da cultura de planejamento na administração pública. Foto: Ascom/Seplan

O evento se encerrou com uma apresentação sobre a cultura de planejamento e orçamento governamental, com o intuito de incentivar práticas de gestão que garantam a transparência, o uso eficiente dos recursos e o alinhamento com as prioridades da sociedade.

“Tanto em longo quanto em médio prazo, o objetivo do nosso planejamento estratégico, em todos os planos, é fortalecer a cultura de planejamento nas setoriais, porque entendemos que a eficiência das políticas públicas depende de conseguir planejar e definir as prioridades da população e, a partir disso, investir bem os nossos recursos públicos, alinhados com o orçamento”, destacou a chefe do Departamento de Planejamento Governamental (DEPPG) da Seplan, Regiane Oliveira.