O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), lançou oficialmente a campanha Novembro Azul em um evento realizado nesta sexta-feira, 1º, na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na ocasião, também foi encerrada a campanha Outubro Rosa, que focou na prevenção ao câncer de mama.
O Novembro Azul, movimento internacional que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, promove neste mês uma série de ações de saúde para homens em todo o Acre. Além da prevenção ao câncer de próstata, a campanha busca promover o autocuidado e destacar a importância do acesso à saúde integral para a população masculina.
A programação, que inclui palestras, exames preventivos, workshops e atividades de conscientização em várias cidades, conta com a participação de instituições como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Acre (PMAC) e Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
O chefe do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, Johnata Paiva, destacou que o Novembro Azul vai além da conscientização sobre o câncer de próstata, buscando também uma atenção integral à saúde masculina.
“Os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres e morrem mais por causas externas, como violência e acidentes de trânsito, além de doenças como AVC e infarto. A campanha é uma oportunidade de conscientizar os homens e gestores de saúde sobre a importância de buscar o serviço de saúde, superando as barreiras impostas pela construção social da masculinidade”, afirmou.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou o papel da campanha na conscientização masculina sobre o autocuidado e elogiou a dedicação de todos os envolvidos. “É uma alegria abrir mais uma campanha. Nossas ações ao longo do Outubro Rosa foram um exemplo de sucesso e, com o Novembro Azul, esperamos mobilizar os homens para que valorizem a prevenção à saúde. Parabenizo todos da equipe e enfatizo a importância de cuidar também da saúde masculina”, disse.
Representando a Suframa, Renato Cardoso agradeceu a parceria com as autoridades presentes: “É uma honra abrir este evento dedicado à saúde do homem. Que todos aproveitem este momento para se cuidarem e valorizarem a saúde”.
Juliana Souza Paiva, da Polícia Rodoviária Federal, ressaltou a importância de os homens abandonarem a “casca” de super-heróis: “Mais do que cargas e papéis na sociedade, somos pessoas que precisam se cuidar. Eventos como esse nos lembram que o autocuidado é fundamental”, disse ela, parabenizando a organização da campanha.
Rafaela Brito, diretora de Assistência de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforçou a continuidade dos serviços: “Estamos aqui para lembrar que o Novembro Azul marca a importância do cuidado aos homens, mas nossas unidades funcionam o ano todo para atender suas necessidades. Que hoje seja um marco para aumentar a conscientização sobre a saúde masculina e o autocuidado”, afirmou.
Durante o mês de novembro, as ações da campanha Novembro Azul estarão disponíveis em várias localidades, incluindo Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com atividades que vão desde exames preventivos a oficinas sobre masculinidades e paternidades. Entre as atividades planejadas estão aferição de pressão arterial, testes rápidos, vacinação e atendimentos odontológicos e psicológicos, além de serviços de nutrição e fisioterapia.