Governo amplia capacidade de exames laboratoriais em Santa Rosa do Purus com novo equipamento

O laboratório da Unidade Mista de Santa Rosa do Purus, que atualmente realiza uma média 20 tipos de exames, ganhou um reforço significativo com a chegada de um novo equipamento, o analisador de bioquímica SD1. Com essa tecnologia, o município passa a oferecer 42 tipos de exames, incluindo desde o tradicional hemograma completo até exames mais complexos como troponina, BHCG e tipagem sanguínea.

Oferta de exames passou de 20 para 42 em Santa Rosa do Purus. Foto: cedida

Desde a instalação do laboratório, em junho de 2020, aproximadamente 6.500 pessoas foram atendidas, resultando na realização de 15.841 exames. Antes da aquisição do novo equipamento, muitos dos exames mais avançados precisavam ser enviados a Rio Branco para análise, gerando espera para a população e sobrecarregando a logística de transporte.

A aquisição do aparelho foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da a Divisão de Organização de Apoio Diagnóstico (Divoad) e da Divisão de Insumos Laboratorial e Material de Radiologia (Divilara), junto à gestão municipal. Agora, exames como fator reumatoide e VRDRL (teste para sífilis), além de outros essenciais para diagnósticos rápidos e precisos, são feitos diretamente em Santa Rosa do Purus, o que acelera o acesso ao tratamento e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

A chefe da Divoad, Aglanair Pascoal, destacou o impacto positivo dessa conquista para a saúde do município. “Com a chegada dessa máquina tivemos um grande avanço no diagnóstico para a população de Santa Rosa do Purus. Além disso, conseguimos estabelecer uma parceria com o município para melhorar os fluxos de exames que antes precisavam ser enviados para fora. Agora, todos esses exames são processados na nossa unidade mista, trazendo mais agilidade e qualidade no atendimento”, disse.

Governo adquiriu o Analisador de Bioquímica SD1 para ampliar oferta de exames no município. Foto: cedida

Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de assistência, também comentou o esforço da gestão para equipar os municípios, garantindo que a população tenha acesso a diagnósticos locais: “Estamos empenhados em fornecer o suporte necessário para que os serviços de saúde cheguem a todos os cantos do estado. Equipar os municípios com tecnologia de ponta como o analisador de bioquímica SD1 é fundamental para que a população não precise se deslocar em busca de atendimento. Nossa missão é assegurar que cada município tenha a estrutura necessária para cuidar dos seus moradores com eficiência e qualidade”.