Geral

Eleição da OAB-Acre acontece hoje com duas chapas concorrentes

A Advocacia Acreana vai às urnas no dia de hoje, para escolher a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Acre. O pleito, que ocorre desde das 8h da manhã com encerramento às 17h, acontece na sede da instituição em Rio Branco e nas subseções no interior do estado. A eleição está sendo marcada pela polarização entre duas chapas: a Chapa 5, OAB em Defesa da Advocacia, liderada por Marina Belandi, e a Chapa 7, União para Seguir Avançando, encabeçada pelo atual presidente, Rodrigo Aiache. Os advogados regularmente inscritos e em dia com as obrigações da OAB são os aptos a votar.

A Chapa 5, proposta por Marina Belandi, destaca a valorização da advocacia, a promoção da igualdade racial, a inclusão social e um maior diálogo com o poder judiciário.

Marina Belandi

Em suas palavras, Marina destacou a importância da “ampliação e efetivação da central de prazos”, mencionando sua experiência com a criação da central durante gestões anteriores e o compromisso com a melhoria da morosidade processual.

Por outro lado, a Chapa 7, liderada por Rodrigo Aiache, defende a continuidade e o avanço das ações iniciadas em sua gestão.

Rodrigo Aiache

Aiache ressaltou os avanços administrativos alcançados durante seu mandato, afirmando que a OAB passou por uma verdadeira “revolução” nos últimos três anos, com a modernização da ordem e a implementação de diversas melhorias para facilitar a vida dos advogados. Ele enfatizou também a gestão responsável, destacando que, apesar das dificuldades, não houve aumento na anuidade durante o período.

A eleição da OAB-Acre é um evento de grande importância, não apenas para os advogados, mas também para a sociedade, dada a relevância da instituição na defesa do Estado Democrático de Direito, da Justiça e dos Direitos Humanos.