O Brasil conquistou uma importante vitória pelas Eliminatórias para AmeriCup de basquete masculino de 2025. Em partida realizada na Arena Guilherme Paraense, em Belém (PA), a seleção comandada por Aleksandar Petrovic derrotou o Uruguai por 71 a 65, na noite desta sexta-feira (21). Com o triunfo, então, a seleção brasileira assume a liderança do grupo B.
O Brasil segue no Pará, onde receberá o time do Panamá, neste domingo (24), pela 4ª rodada da fase de grupos. A seleção já havia vencido as duas primeira partidas diante do Paraguai. Assim, com o resultado positivo diante do Uruguai, o Brasil mantém o 100% de aproveitamento e soma seis pontos. Os uruguaios aparecem na vice-liderança, com duas vitórias e uma derrota.
A vitória de hoje já deixa a vaga para a Americup bastante encaminhada. Isso porque os três melhores times de cada grupo se classificam para o torneio continental. No momento, o Panamá ocupa a terceira colocação da chave B, com uma vitória e duas derrotas, enquanto o Paraguai amarga a 4ª e última posição, ainda sem vitórias nas três rodadas.
Como foi o jogo
Para este primeiro compromisso no novo ciclo olímpico visando LA-2028, Aleksandar Petrovic montou o quinteto titular com Elinho Corazza, Georginho de Paula, Kevin Crescenzi, Mãozinha Pereira e Bruno Caboclo. A equipe teve dificuldades no primeiro tempo, mas soube reagir nos momentos decisivos.
Com um clima bom em Belém, o Brasil começou quente e logo abriu 7 a 0 no placar. Mãozinha e Cabloco comandaram o setor ofensivo da seleção na parcial e o time manteve uma boa vantagem de 12 a 7 restando menos de quatro minutos do relógio do primeiro quarto. No entanto, o Uruguai cresceu na partida e virou o placar para 19 a 15 ao final do período.
Para o segundo quarto, o Brasil voltou com transições mais eficientes e boa infiltrações no garrafão que garantiram lances livres valiosos. Assim, a seleção dominou o período e voltou a liderar o placar em 33 a 27. Mas os uruguaios voltaram bem do intervalo e nconseguiram encostar ao final da terceira parcial, em 52 a 50.
O último quarto, então, ganhou ares de tensão. Porém, o Brasil manteve o equilíbrio em quadra e conseguiu administrar bem o ritmo do jogo, explorando as faltas dos adversários e gastando o tempo do relógio para fechar a vitória.
Bruno Cabloco foi o grande destaque da vitória, anotando um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes, sendo o cestinha da partida. Mãozinha foi outro líder do Brasil e ficou próximo de um duplo-duplo também, tendo 16 pontos e nove rebotes. Pelo lado do Uruguai, Joaquín Rodríguez se destacou com 20 pontos no jogo.