Ageac realiza auditorias e fiscalizações no estado com a Metodologia Acertar

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) está intensificando as auditorias nos municípios acreanos, como as que ocorreram nesta terça-feira, 26, para garantir a qualidade das informações sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse trabalho utiliza a Metodologia de Auditoria, Certificação e Agências Reguladoras (Acertar), projetada para aumentar a precisão e a transparência dos dados que ajudam a orientar a gestão dos serviços de saneamento.

Desenvolvida pelo Programa Interáguas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), a Metodologia Acertar audita e certifica os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O processo estabelece padrões rigorosos para verificar se as informações fornecidas por concessionárias são confiáveis e adequadas para embasar decisões e políticas públicas. Isso inclui testes de controle em áreas como gestão comercial, financeira, contábil, recursos humanos, suprimentos e processos operacionais, além do monitoramento de índices de atendimento e da manutenção de cadastros de redes.

Fluxo da Metodologia de Auditoria e Certificação das Informações do SNIS. Foto: Reprodução

Até o momento, a Ageac já realizou auditorias em 18 dos 22 municípios do estado e prevê concluir as análises nos demais, nos próximos meses. Neste ano, a aplicação está no ciclo (etapa) 4 da Metodologia, que trouxe avanços importantes, como uma abordagem mais detalhada e rigorosa. O mapeamento dos processos que geram as informações sobre os serviços de saneamento permite identificar riscos e avaliar controles de segurança, garantindo maior confiabilidade nos dados. Dividida em ciclos que aumentam em profundidade e complexidade, a metodologia agora cobre um maior número de indicadores e áreas específicas, como esgotamento sanitário e energia elétrica.

Segundo o engenheiro sanitarista da Ageac, Julio César Mattos, “o ciclo 4 da Metodologia Acertar oferece um nível de detalhamento superior. Os ciclos anteriores cobriam cerca de 86 informações e 26 a 30 indicadores, enquanto o ciclo 4 faz parte do grupo padrão, com uma análise mais abrangente e profunda”.

A execução das auditorias e certificações conta com a atuação dos servidores da Ageac: o engenheiro sanitarista Julio César Mattos e a gestora de políticas públicas Maria da Conceição de Moura Silva. Acompanham os trabalhos, integrando a equipe, a assessora técnica executiva da Ageac, Ana Paula Macêdo de Lacerda, e o engenheiro civil do Saneacre, Janderson Pontes de Assis. Foto: cedida

“A agência, sob a liderança do presidente Luís Almir, tem alcançado progressos notáveis na aplicação da Metodologia Acertar. Nos últimos dois anos, a taxa de cumprimento da metodologia saltou de 18% para 81,82%. A meta para este ano é atingir 90% com apenas dois sistemas restantes para o próximo exercício. Esse avanço é um grande mérito da gestão e coloca a Ageac como uma das poucas agências da Região Norte a implementar o ciclo 4 da metodologia”, concluiu Mattos.

Esse avanço reflete o compromisso da Ageac em fortalecer o saneamento básico no estado, garantindo a melhoria contínua dos serviços e a transparência na gestão pública.