Acre institui o Dia do Contador Público no calendário oficial do Estado

A governadora em exercício do Acre, Mailza Assis, sancionou a Lei nº 4.422, publicada no Diário Oficial do Acre (DOA) desta sexta-feira, 1º, que institui o Dia do Contador Público no calendário oficial do Estado. A partir deste ano, a data será celebrada anualmente em 8 de novembro, como forma de reconhecer e valorizar o papel fundamental dessa classe profissional para a gestão pública.

Cícero Antônio Dias é diretor de Transparência e Integridade da Controladoria-Geral do Estado. Foto: Raryka Souza

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Tadeu Hassem e visa destacar a importância dos contadores no controle financeiro e orçamentário do setor público. Além de assegurar transparência e responsabilidade na gestão de recursos, esses profissionais são essenciais para o planejamento e a execução de políticas públicas eficazes.

“É papel nosso, gestores públicos, no governo, na prefeitura, reconhecer profissionais que dedicam sua vida a cuidar das pessoas e do Estado. O objetivo principal dessa lei é incluir no calendário oficial algumas profissões e reconhecer sua importância, no caso, o Dia do Contador Público. A contabilidade pública é essencial para a gestão; é o contador, é a contadora que acompanha os pareceres e a prestação de contas de todos os gestores públicos, estaduais e municipais. É nossa forma de valorizar, conscientizar e reconhecer a importância desse servidor”, destacou Hassem.

A nova legislação incentiva que, na data celebrativa, sejam promovidas atividades que valorizem a categoria, como seminários, palestras e eventos educacionais que abordem o impacto da contabilidade pública para a sociedade. O Poder Executivo também fica autorizado a estabelecer parcerias com entidades representativas da classe contábil e instituições de ensino para fortalecer as celebrações e aumentar a conscientização sobre o trabalho desses profissionais.