A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inaugurou nesta sexta-feira, 11, o Espaço do Bem, um ambiente voltado para o acolhimento humanizado tanto dos servidores quanto das crianças que frequentam o local, com o objetivo de promover a integração entre os trabalhadores e suas famílias dentro do ambiente profissional.
O espaço foi planejado para atender às necessidades dos funcionários que, ocasionalmente, precisam levar seus filhos ao trabalho. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o projeto foi desenvolvido com base nos princípios da administração pública, focando na valorização, eficiência e na qualidade de vida dos servidores.
“O Espaço do Bem foi pensado para reforçar a ideia de que o ambiente de trabalho também pode ser um lugar de acolhimento para as famílias. Ele foi idealizado para que os servidores possam desempenhar suas funções de forma mais tranquila, sabendo que seus filhos estão em um local seguro e acolhedor. Isso reflete nosso compromisso com a eficiência e o bem-estar de todos que fazem parte da Sema”, destacou a gestora.
A iniciativa foi bem recebida pelos servidores, que destacaram a importância do novo ambiente para suas rotinas. “Eu fico emocionada e grata por essa atitude da Sema e da secretária Julie Messias, que demonstra sensibilidade com nossas necessidades. É uma tranquilidade saber que agora meu filho pode estar comigo no trabalho em um espaço apropriado e seguro. Isso faz muita diferença no nosso dia a dia. Meu filho, Abrahão, e todas as outras crianças adoraram o espaço”, declarou Ana Negreiros, chefe do Departamento de Recursos Hídricos da Sema.
Quem também aprovou a iniciativa foi a pequena Hannah Santos Peres, de 5 anos, filha da servidora Horrana Santos. “Eu gostei porque tem várias coisas pra pintar e brincar”, disse.
Além de ser um local de acolhimento, o novo espaço também serve como ponto de apoio para atividades recreativas e educativas voltadas às crianças, incentivando um convívio saudável entre elas e os pais, que muitas vezes conciliam suas responsabilidades profissionais com a rotina familiar.