A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Inteligência (Dint), realizou a 29ª edição do Curso de Operações de Inteligência nesta segunda-feira, 21, em Rio Branco.
O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais de segurança pública para atuarem na atividade de inteligência. As vagas são ofertadas para os operadores da Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério Público, Polícia Federal e Exército Brasileiro.
O curso, que será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem a duração de 12 dias, com disciplinas voltadas para fundamentos de operações de inteligência e prática dirigida de técnicas operacionais de inteligência e ações de busca.
Na oportunidade, também foram entregues materiais de informática, equipamentos e insumos de odontologia e de fisioterapia para a Polícia Militar do Estado do Acre, totalizando 20 notebooks, 16 escadas auxiliares, 16 mesas de carinho auxiliares, 5 aparelhos de terapia combinada e 2 exercitadores de punhos.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, disse que o curso é uma forma de aprimorar os trabalhos da Segurança no estado e, ainda, enfatizou a importância da entrega dos equipamentos para a pasta. “Estamos iniciando hoje mais uma capacitação focada em tecnologia, e a Sejusp está sempre buscando o aperfeiçoamento do profissional e, para o fortalecimento da estrutura, temos a entrega para a Polícia Militar de materiais que estarão empenhados nas ações de atendimentos a profissionais na área de saúde, valorizando sempre o profissional que está na ponta, para desenvolver um excelente papel para a nossa sociedade”, destacou.
Para o segundo-sargento da Polícia Militar e aluno do curso, Eduardo Calimério, a capacitação é importante para os profissionais. “O Curso de Operações de Inteligência traz o conhecimento para os operadores de inteligência do estado, aqui, nesse caso, integrado com várias forças de segurança, com profissionais inclusive de outros estados, auxiliando a manutenção de uma rede integrada da área da inteligência da Segurança Pública”, afirmou.
O mediador do curso e policial civil, Erival Melo, enfatiza que a troca de conhecimento entre as forças é importante para uma boa atuação. “O Curso de Operações de Inteligência é fundamental para a atuação policial, pois vai agregar conhecimentos que vão auxiliar a transformação de dados em conhecimento, auxiliando assim na tomada de decisões tanto no âmbito estratégico como operacional”, destaca.