A Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) deu início nesta terça-feira, 29, ao curso de operacionalização da plataforma Transferegov.br, voltado para servidores do Estado. Com objetivo de proporcionar aos gestores conhecimento prático em todas as fases de execução dos convênios e nivelar a qualificação técnica do monitoramento, a formação é ministrada na sala de formação do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap/Sead), em Rio Branco.
O curso será realizado até sexta-feira, 1°. O ministrante do curso, Edercio Bento, especialista na plataforma Transferegov.br e em convênios públicos, destaca a importância, para o servidor, desses investimentos em treinamento. “Poucos estados têm esse cuidado em gerir cada vez melhor os recursos. Nossa intenção é trazer a segurança jurídica para quem está assinando cada nota técnica, cada parecer, e também a tranquilidade de que o seu trabalho tem impacto na vida do cidadão”, ressaltou.
O TransfereGov é uma plataforma digital desenvolvida pelo governo federal para simplificar e dar maior transparência aos processos de transferência de recursos públicos a estados, municípios e organizações da sociedade civil. Segundo o participante do curso, Felipe Cavalcante, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), “a plataforma está sempre passando por novas atualizações, então é importante se manter a par das novas funcionalidades para conseguir desenvolver cada vez melhor os trabalhos e atender às necessidades da população”.
Com a automação e integração de dados, o TransfereGov busca tornar as transferências de recursos mais ágeis e acessíveis, promovendo uma gestão pública mais transparente e eficiente. Segundo Alex Alves, do Departamento de Convênios da Seplan, o programa também reforça a importância da capacitação contínua: “Existe uma necessidade constante de qualificação para aprimorar o desempenho na execução das transferências públicas no estado”.