quinta-feira, 14 novembro, 2024
29.3 C
Rio Branco

Programa Melhor em Casa leva alegria e brinquedos a pacientes na Semana da Criança

Agência.ac

Programa Melhor em Casa

Na semana dedicada às crianças, a diversão é garantida, com rostos pintados, fantasias, muitos doces e, claro, brinquedos. O programa Melhor em Casa não ficou de fora dessa celebração. Nesta sexta-feira, 11, a equipe realizou visitas especiais a 15 crianças de Rio Branco que, devido a condições graves de saúde, não podem sair de casa.

Equipe do programa realizou visitas especiais a 15 crianças que, devido a condições graves de saúde, não podem sair de casa. Foto: Odair Leal/Sesacre

Brinquedos a pacientes na Semana da Criança

Além dos pequenos que recebem o atendimento especializado do programa, as demais crianças das famílias atendidas também foram contempladas, recebendo presentes, pipoca e guloseimas, proporcionando um momento de alegria para todos.

“Pensamos nessa ação para levar um pouco de alegria a essas crianças, que enfrentam diversos problemas de saúde”, explicou Janaína Linard. Foto: Odair Leal/Sesacre

Janaína Linard, gerente de assistência do Melhor em Casa, explicou: “Pensamos nessa ação para levar um pouco de alegria a essas crianças, que enfrentam diversos problemas de saúde. A maioria delas está acamada, muitas são traqueostomizadas ou utilizam ventilação mecânica. Não podíamos deixar o Dia das Crianças passar sem levar essa felicidade a elas e aos seus irmãos. Preparamos brinquedos, doces e pipoca para presentear toda a casa”.

Assistência que faz a diferença

Francisco Vilaçio, de 1 ano e 2 meses, foi o primeiro a ser visitado. Ele enfrenta um quadro de prematuridade extrema e uma grave alteração pulmonar. Sua mãe, Marcilene Lima, expressou sua gratidão pela visita e pelos cuidados que recebe.

Francisco Vilaçio, de 1 ano e 2 meses, foi o primeiro a ser visitado. Foto: Odair Leal/Sesacre

“O programa é uma grande ajuda. Contamos com a visita regular de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, o que faz toda a diferença no tratamento do meu filho”, contou.

João Paulo Ferreira, de 6 anos, vive com encefalopatia crônica e estuda em casa uma vez por semana. Foto: Odair Leal/Sesacre

João Paulo Ferreira, de 6 anos, vive com encefalopatia crônica e estuda em casa uma vez por semana. Ele também é assistido pelo programa, que proporciona cuidados essenciais. Sua mãe, Maria Daiane Barroso, ressaltou: “O Melhor em Casa facilita muito. Ter um médico que vem atender o João em casa é um grande alívio, já que sair com ele para o hospital é complicado. Contamos com fisioterapia, enfermeiros e, quando precisamos de algo, basta entrar em contato e eles resolvem”.

A importância do atendimento domiciliar

Desenvolvido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), o programa Melhor em Casa desempenha um papel fundamental ao proporcionar cuidados a pacientes crônicos em domicílio. As crianças assistidas são restritas ao leito, muitas com traqueostomia ou gastrostomia, necessitando de assistência contínua e especializada. O programa busca desospitalizar os pacientes, propiciando um atendimento humanizado em casa.

“O atendimento é muito bom. Eles garantem que o Davi receba todos os cuidados necessários, e isso nos traz um grande alívio”, afirmou Silvana Ramos. Foto: Odair Leal/Sesacre

Davi Lucas Ramos, que possui a síndrome de Dandy-Walker, uma condição rara que afeta o cerebelo, recebe atendimento pelo programa e conta com um leite especial fornecido pela equipe, já que tem intolerância à lactose. Sua mãe, Silvana Ramos, que veio de Manoel Urbano para garantir melhor cuidado ao filho, afirmou: “O atendimento é muito bom. Eles garantem que o Davi receba todos os cuidados necessários, e isso nos traz um grande alívio”.

Um sorriso de esperança

Também Andrey Félix, de 13 anos, que possui distrofia muscular de cintura, não escondeu a felicidade ao ver a equipe chegar com brinquedos e doces. Ele, que estuda em casa e já está no 8º ano, recebe acompanhamento constante do programa. Sua mãe, Maria Liberdade, destacou: “O cuidado que eles têm com o Andrey é excelente. Mesmo não havendo cura para a condição dele, a equipe nos ajuda a manter a saúde estável. Sempre que precisamos, eles estão prontos para nos atender”.

Andrey Félix não escondeu a felicidade ao ver a equipe chegar com brinquedos e doces. Foto: Odair Leal/Sesacre

Quem pode acessar o programa?

O atendimento do Melhor em Casa segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para verificar a elegibilidade de um paciente, é necessário procurar o serviço de Assistência Social nas unidades básicas de saúde ou nas unidades de pronto atendimento (UPAs).

O Programa Melhor em Casa segue trazendo esperança e sorrisos, especialmente para as famílias que mais precisam, mostrando que o cuidado e o amor podem transformar a vida de muitas pessoas.

Mais Lidas

Gretchen aparece sem curativos e rebate haters que a chamaram de “fofão”

Após realizar mais um procedimento estético no rosto, Gretchen...

Acre participa da instalação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas do Consórcio da Amazônia Legal na COP29

Na quarta-feira, 13, durante a COP29, realizada em Baku,...

Viih Tube é internada na UTI três dias após dar à luz

Viih Tube foi internada às pressas na UTI da...

Viih Tube conta que o filho quase precisou ir para a UTI após o parto

Viih Tube compartilhou com os seguidores que seu filho,...

Virgínia desabafa sobre a demora de Zé Felipe no banho

A influenciadora, que costuma postar uma foto com a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo