A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), deu início ao 1º Curso de Trânsito Aplicado, nesta terça-feira, 8. A formação, que envolve 32 policiais militares e 8 agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), foi marcada também pela entrega de quatro novas viaturas e equipamentos que reforçarão as atividades de fiscalização, educação e policiamento ostensivo de trânsito no estado.
O evento foi realizado graças ao Termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a PMAC e o Detran/AC em 2024, que destinou quase R$ 9 milhões à Polícia Militar. Além dos veículos, foram entregues equipamentos de informática, serviços de manutenção predial, serviços gráficos, internet, banco de horas e materiais de fiscalização, como etilômetros seletivos, sinalizadores, cones, além de investimentos na capacitação do efetivo.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, destacou a evolução da parceria entre as instituições. “Hoje, a Polícia Militar do Acre possui autonomia com relação à parceria com o Detran. Por meio desse Termo de Cooperação, a instituição passou a planejar, executar e adquirir seus próprios equipamentos, algo antes impensável. Ainda há muito a ser feito, especialmente na incorporação de novas tecnologias ao BPTran. Cursos de especialização em trânsito eram raros, e agora, por meio desta parceria, temos a satisfação de prestigiar a aula inaugural do primeiro curso realizado no nosso estado, resultado de um trabalho dedicado”, disse.
A aula inaugural do curso é um marco para a instituição, representando um passo fundamental para a qualificação dos agentes de trânsito e, consequentemente, para a melhoria dos serviços prestados à população.
O curso, com 198 horas de duração, abrange seis áreas temáticas e 44 disciplinas, incluindo legislação de trânsito, fiscalização de produtos perigosos, atendimento de sinistros, além de atividades teóricas e estágios operacionais.
O corpo docente inclui instrutores do BPTran da PMAC e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), com destaque para o professor doutor Juliver Modesto de Araújo, uma referência nacional em trânsito urbano.
O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, ressaltou o pioneirismo do curso. “Estamos falando de uma capacitação inédita no Acre, com uma formação de trânsito de altíssimo nível, conduzida por instrutores renomados nacional e internacionalmente. Isso reflete nosso compromisso em qualificar nossos policiais com o melhor preparo técnico. Um curso como esse é crucial para aprimorar nossas atividades no trânsito, beneficiando não só a instituição, mas toda a sociedade acrena”, pontuou.
O Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Detran/AC tem sido fundamental para o planejamento, capacitação do efetivo, aquisição de materiais e execução de atividades de fiscalização e educação no trânsito. Neste ano, pelo menos 10 policiais militares foram capacitados em instituições de referência no Brasil.