Nesta quinta-feira, 17, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) concluiu as capacitações da segunda turma de servidores da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), marcando a finalização da implantação da Política de Atendimento na instituição. A primeira etapa das capacitações foi realizada em agosto e, ao longo desse processo, mais de 120 profissionais passaram por treinamentos que visam a melhoria do atendimento ao público.
A capacitação teve início com o “Encontro de Líderes”, onde todos os chefes da Fundhacre receberam treinamento voltado para a gestão e liderança com propósito. Em seguida, as duas turmas de servidores participaram de treinamentos sobre temas essenciais, como “Política de Atendimento com qualidade, inclusão e equidade”, que destacou a importância de um atendimento acessível e respeitoso a todos os cidadãos. Outros temas abordados incluíram “Linguagem simples no atendimento ao público”, “Sistema de Gestão da Qualidade”, focado nos fluxos de atendimento, e “Posturas e atitudes no diálogo com o cidadão”, com foco na comunicação e eficiência no serviço.
A diretora da OCA, Fran Brito, destacou a relevância dessa fase final: “A Fundhacre é uma instituição que atende pessoas em uma área muito importante, que é a saúde, onde o acolhimento faz toda a diferença. Durante as capacitações, reforçamos que, com humanização e qualificação, o atendimento ao público pode realmente transformar vidas. Ver o comprometimento dos servidores e da gestão da Fundhacre nesse processo é extremamente gratificante e mostra que estamos no caminho certo para melhorar o serviço prestado”.
O chefe da Política de Atendimento da OCA, Anderson Cogo, destacou o avanço do projeto: “A Fundhacre é o último órgão a receber a implantação da Política de Atendimento neste ano, completando um total de seis órgãos capacitados em 2024. Com essa iniciativa, esperamos que o atendimento público no Acre alcance um novo patamar de qualidade, beneficiando diretamente o cidadão”.
A servidora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Fundhacre, Thalita Macedo, que participou das capacitações, reforçou o impacto positivo: “Foi uma semana muito enriquecedora. Aprendemos técnicas novas que, sem dúvida, vão melhorar o atendimento aos nossos pacientes. Estou ansiosa para aplicar tudo o que aprendemos e tornar nosso ambiente mais acolhedor”.
Após meses de estudo, a equipe técnica da OCA realizou um diagnóstico final, que será entregue à gestão da Fundhacre. O documento contém sugestões de melhorias, algumas já implementadas, com o objetivo de aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento na fundação.