O governo do Acre celebra a atuação dos profissionais que cuidam da saúde bucal da população, nesta sexta-feira, 25, Dia do Dentista. Por meio da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, o Estado oferece atendimento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando milhares de cidadãos e transformando vidas.
Por meio do SUS, serviços odontológicos são acessíveis em unidades básicas de saúde (UBS) que estão distribuídos em várias regiões do estado.
Para tratamentos mais complexos, a rede conta com Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), hospitais e laboratórios regionais de Prótese Dentária (LRPD). Já os atendimentos de urgência e emergência estão disponíveis nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e no Pronto-Socorro.
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou o valor dos profissionais e do serviço para o bem-estar dos acreanos. “Esse trabalho é fundamental para a saúde integral da nossa população, e o governo do Acre não mede esforços para apoiar e expandir esses serviços em nosso estado, disponibilizando os atendimentos em saúde bucal nas principais unidades de saúde”, declarou.
CEO na Fundhacre
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, é um programa do governo federal que oferece especialidades como periodontia, cirurgia oral menor, endodontia e prótese dentária, sendo a única referência no atendimento odontológico especializado para os municípios do interior do estado.
O coordenador do CEO, Felipe Castelo, ressaltou a relevância da unidade. “O Centro Especializado de Odontologia é extremamente importante para o estado, porque somos referência em sedação e centro cirúrgico para pacientes especiais. Realizamos procedimentos de prótese total, endodontia, cirurgia oral e diagnóstico de câncer bucal, atendendo não só o Acre, mas até pacientes da fronteira e de outros estados”, explicou.
Com uma estrutura de 8 consultórios, 18 dentistas especialistas e 14 auxiliares de saúde bucal, o CEO da Fundhacre possui ainda um laboratório dentário e uma sala de esterilização completa. A unidade também é responsável por atender pacientes que realizam outros tratamentos de saúde, como hemodiálise, pacientes pré-transplante e do Unacon, por exemplo, integrando o cuidado odontológico ao bem-estar geral dos pacientes.
Para o dentista Télio Coelho, especialista em endodontia, o trabalho é recompensador. “É uma profissão gratificante, porque contribuímos diretamente para a qualidade de vida e autoestima dos pacientes. Sem o CEO, muitos desses pacientes não teriam acesso a tratamentos como o de canal. São 28 anos de profissão, e posso dizer que tudo o que conquistei veio da odontologia”, declarou.
O paciente Ednaldo Pereira, de 62 anos, que faz tratamento de diálise, destaca o impacto positivo do CEO em sua vida. “O atendimento é ótimo. Faço hemodiálise três vezes por semana e aqui posso tratar meu dente sem custo, o que é uma grande ajuda, porque os cuidados com os dentes fazem parte da saúde geral, e isso geralmente é caro”, disse.
Urgência e Emergência
No atendimento de urgência e emergência, as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Acre são preparadas para acolher pacientes a qualquer hora do dia ou da noite. Esse atendimento é crucial para aqueles que enfrentam dores intensas ou traumas.
O trabalhador autônomo André Lima, de 50 anos, sofria com dores nos dentes e encontrou na UPA da Sobral um alívio imediato. “Cheguei aqui e o doutor já constatou que o problema é o dente siso. O atendimento foi excelente. Ainda bem que meu amigo me indicou, e pude resolver isso rápido, de graça”, falou.
O dentista Antônio Freitas, que atua na UPA, explica como a demanda espontânea é atendida de maneira eficaz. “Na UPA, atendemos casos emergenciais, como traumas e abscessos. Temos leitos para internação, quando necessário, e nossa prioridade é aliviar a dor e o sofrimento do paciente. Diferente dos postos de saúde, onde o tratamento é completo, aqui resolvemos o problema imediato, com toda a estrutura necessária, incluindo exames laboratoriais para um diagnóstico preciso”, informou.