O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está reforçando os esforços para garantir a imunização da população contra a gripe, intensificando a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se encerra neste sábado, 26 de outubro. Com a chegada de 250 mil novas doses, a campanha tem como objetivo proteger a população e garantir uma ampla cobertura vacinal, especialmente nos grupos prioritários.
“A vacinação é a nossa melhor estratégia para prevenir complicações causadas pelo vírus da gripe, e estamos prontos para atender a população nesse último esforço”, declarou Daíla Timbó, coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que estará com atendimento especial neste sábado e domingo, das 8h às 18h.
A campanha, coordenada pelo Ministério da Saúde, busca proteger principalmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, mas neste ano, devido às condições climáticas da região, a vacinação foi antecipada e está aberta para todos os públicos, mesmo para aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários. A vacina contra a gripe (influenza) pode ser administrada em crianças a partir dos 6 meses de idade.
A capital realizará um mutirão de vacinação neste sábado, com postos de atendimento em supermercados, na loja Havan, no Via Verde Shopping e nas unidades de Referência Roney Meireles e Hidalgo de Lima. O atendimento nos pontos comerciais será das 8h às 20h, enquanto nas unidades de saúde ocorrerá das 8h às 13h.
Marta Araújo, de 68 anos, costureira que faz tratamento de imunossupressão desde 2020 devido a um diagnóstico de artrite reumatoide, destacou a importância da vacinação: “Se a gente está imunizado, está livre da doença. Se vier, é mais fraca, mas a gente suporta”. Marta sempre toma suas vacinas no Crie.
“O sucesso dessa campanha é fundamental para reduzir a sobrecarga no sistema de saúde, principalmente com a proximidade do período sazonal da gripe”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
O Ministério da Saúde investiu mais de R$ 112 milhões para adquirir 6,5 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra as três principais cepas do vírus em circulação no Brasil. Até o momento, mais de 1,16 milhão de doses já foram aplicadas na Região Norte, garantindo a imunização de uma parte significativa da população, e o Acre segue empenhado em garantir que mais pessoas estejam protegidas antes do fim da campanha.