Governo promove palestra para organismos de políticas para mulheres sobre cuidados em saúde voltados a vítimas de violência sexual

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu a palestra de formação “Linha de cuidado com pessoas vítimas de violência sexual”, na quarta-feira, 2, voltada a organismos de políticas para mulheres (OPMs) dos 22 municípios do estado, em formato online.

A temática foi abordada pelo servidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), Jozadaque Beserra, que falou sobre a necessidade de apoio às vítimas e como elas precisam receber acolhimento nas instituições da Rede de Proteção à Mulher, que devem estar preparadas e qualificadas para esse tipo de situação.

Temática foi abordada por Jozadaque Beserra, servidor da Sesacre. Foto: Victor Batista/Semulher

“Apoiar e acolher a vítima é necessário, pois temos que entender que as pessoas chegam fragilizadas e constrangidas nesses momentos. Temos que, acima de tudo, buscar entender, ouvir e deixar a pessoa falar à vontade, no tempo dela”, ressaltou.

A chefe do Departamento de Ações Temáticas e Participação Política da Semulher, Alice Flores, explicou que, a palestra tem “um teor completamente educativo. É um assunto que permitiu que as mulheres dos OPMs nos municípios pudessem entender quais atendimentos, quais instituições procurar, os medicamentos necessários como PREP [Profilaxia Pré-Exposição] E PEP [Profilaxia Pós-Exposição], entre outras temáticas muito pertinentes”.

Representantes da Semulher durante palestra sobre cuidados com vítimas de violência sexual. Foto: Victor Batista/Semulher

“Eu já tinha ouvido falar nesses medicamentos, mas somente hoje pude entender realmente como funciona e os fluxos de atendimento. Às vezes, aqui nos municípios do interior, não temos tanto acesso ao conhecimento. Eu gostaria de mais palestras como essa, inclusive aqui na nossa localidade”, disse a gestora do OPM de Manoel Urbano, Zione Silva.

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) são medicamentos utilizados na prevenção do HIV. É indicado o uso da PEP até 72h após a exposição ao vírus, enquanto a PrEP, é um tratamento contínuo, realizado antes de possíveis exposições.