O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), lançou nesta terça-feira, 1º de outubro, os “Formulários Digitais”, uma ferramenta da Plataforma Única de Gestão e Serviços. A iniciativa visa transformar processos presenciais em soluções digitais, facilitando o acesso da população a diversos serviços públicos.
Durante o lançamento, o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, ressaltou a importância da inclusão digital para aproximar os serviços públicos da sociedade: “O que nós queremos com isso é aproximar a população do acesso aos serviços disponibilizados pelo Estado. Com esses investimentos e com a colaboração entre a Secretaria de Administração e os demais órgãos do Estado, queremos que esses serviços cheguem de maneira mais eficiente à sociedade”, afirmou.
Segundo Márcio Barros, diretor de Modernização e Desenvolvimento Institucional, a nova ferramenta permitirá uma grande transformação nos serviços oferecidos pelo governo:
“Essa solução permite que os órgãos e entidades da administração pública transformem serviços que hoje são presenciais em digitais. Sem a necessidade de investimentos adicionais, esses serviços serão disponibilizados à população por meio do Portal Único de Serviços”.
A diretora do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Alana Maia, enfatizou o impacto positivo da ferramenta no atendimento ao público, sendo o Procon o órgão piloto na implementação da tecnologia, servindo como referência para outras instituições que seguirão o mesmo caminho.
“O grande objetivo desse projeto desenvolvido em parceria com a Sead é dar mais acessibilidade aos serviços públicos. Com a plataforma digital, o cidadão poderá acessar informações, obter documentos e solicitar serviços de forma rápida e fácil pelo site oficial do Procon/AC”, concluiu.
Os “Formulários Digitais” fazem parte do Programa de Governo Digital do Acre, que segue as diretrizes da Rede Nacional de Governo Digital (Rede gov.br), e permitem que os cidadãos acessem serviços de forma intuitiva e segura, diretamente pelo site oficial do governo (www.ac.gov.br). A expectativa é que a tecnologia seja adotada por mais órgãos, facilitando o atendimento e garantindo mais agilidade nos serviços públicos.
A Diretoria de Modernização também apresentou novas soluções que estarão disponíveis em breve para o estado do Acre. Entre as novidades estão o aplicativo “Meu ac.gov.br”, que trará serviços públicos na palma da mão; a “Plataforma do Servidor”, que reunirá ferramentas essenciais em um só lugar; e o “Sistema de Compras e Contratos”, que visa a padronização e otimização das compras públicas, tornando os processos mais ágeis e eficientes.
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