O governo do Acre publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira, 15, a mudança do comando da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A então titular, Julie Messias, a pedido, foi exonerada. Tendo assumido o cargo no início da nova gestão, em 1° de janeiro de 2023, desempenhou o compromisso com zelo e dedicação, ao representar o Estado do Acre dentro e fora do Brasil.
Assume a Sema o então titular do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Leonardo Carvalho, que estava à frente do instituto desde janeiro de 2023. A diretora técnica do IMC, Jaksilande Araújo fica interinamente na presidência até a equipe técnica de governo decidir o novo gestor.
Leonardo das Neves Carvalho é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, advogado autárquico-assistente jurídico concursado, com experiência na área de Justiça, Segurança Pública e Direitos Humanos. Possui trajetória profissional de 18 anos na assessoria e consultoria jurídica, bem como na gestão empresarial e corporativa, a partir da atuação nas áreas empresarial, cível, ambiental e trabalhista.
Tem se dedicado, nos últimos anos, a atividades relativas a regularização jurídica, compliance, formação de ativos ambientais, análise de padrões de certificação, projetos de REDD+ e negociação de créditos de carbono, bem como ao acompanhamento e elaboração de estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) no âmbito do Estado do Acre.