O Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) promoveu, nesta quarta-feira, 30, mais um encontro mensal, reunindo 131 pacientes no auditório do Centro Universitário Uninorte. A palestra, ministrada pela médica endocrinologista Paloma Vitorino, abordou as complicações que podem surgir em decorrência da obesidade, com destaque para a diabetes.
Warcron Neves, enfermeiro e coordenador do Programa de Obesidade da Fundhacre, ressaltou a importância desses encontros no contexto de um programa de alta complexidade, que envolve desde a preparação até o acompanhamento pós-cirúrgico de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. “É importantíssimo que haja o encontro com os pacientes para que a gente possa aproveitar esse momento e colocar os nossos profissionais à disposição para trabalhar temas importantes, tanto na preparação para a cirurgia, como para o pós”, afirmou Neves.
Durante sua fala, Paloma Vitorino apontou os perigos da diabetes e a importância da conscientização, tanto para os pacientes quanto para seus familiares. “Abordamos o tema não apenas da obesidade em si, mas também das complicações por consequência do excesso de peso, dando bastante ênfase para a diabetes. Precisamos compreender a necessidade do acompanhamento, dos exames de rotina para a prevenção da diabetes e para o tratamento precoce”, pontuou a médica.
A paciente Maria Vanderlene Pereira, de 54 anos, participou do encontro pela primeira vez e compartilhou a experiência positiva. “Tá sendo muito bom. Eu aconselho as pessoas que procurem [o programa], porque isso traz muito êxito para nós, que teremos menos problemas de saúde. Acredito que nós obesos temos muitas dificuldades, em tudo o que a gente puder melhorar. Reeducando a nossa alimentação, teremos mais saúde,” declarou.
A atividade reforça o compromisso do programa, que adota uma abordagem multidisciplinar voltada para a redução de peso e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que convivem com a obesidade, diabetes e outras comorbidades. O Programa de Obesidade é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Fundhacre, que busca ampliar o acesso a cuidados especializados para esses pacientes.