As cidades de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, na região do Alto Acre, receberão mutirão de cadastramento de artesãos entre os dias 4 e 7 de novembro, na próxima semana. A ação faz parte do calendário de atividades da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e chegará a pelo menos 10 municípios do estado, neste ano.
O objetivo do mutirão é cadastrar artesãos acreanos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o que possibilita o acesso a diversas políticas públicas, como a emissão da Carteira Nacional do Artesão, participação em feiras e acesso a microcrédito.
“Os artesãos do Acre desenvolvem um trabalho sem igual. Sempre que participamos das feiras nacionais, o artesanato acreano fica nos primeiros lugares no ranking de vendas, e trabalhar para continuar fomentando iniciativas dos artesãos, com o cadastro do artesão e o apoio para participação nas feiras, é um dos nossos objetivos como secretaria”, destacou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.
Segundo a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Muniz, o mutirão está percorrendo municípios do interior do Acre com o objetivo de cadastrar o maior número possível de artesãos e fortalecer o setor do artesanato local na ação realizada pelo governo do Estado, por meio da Sete.
“A gestão estadual tem se empenhado em atender à demanda de cadastros no interior com as caravanas de cadastramento. Até o presente momento, em apenas duas caravanas já foram cadastrados cerca de 300 artesãos. A carteira de artesão é fundamental na geração de estatísticas e desenvolvimento de políticas públicas para essa profissão, que gera renda para as famílias e fomenta os saberes populares na difusão da cultura acreana”, ressaltou.
Em outubro, as cidades de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Xapuri e Capixaba receberam o mutirão de cadastramento de artesãos.
“O mutirão esteve na região de Tarauacá-Envira e do Juruá no início de outubro, e em Xapuri e Capixaba, nas últimas semanas. A equipe visitou a Reserva Extrativista Chico Mendes, onde 12 artesãos da Associação do Ateliê da Floresta foram cadastrados. Em seguida, o mutirão se direcionou ao polo moveleiro de Xapuri, com o apoio da prefeitura local, e em Capixaba os cadastros foram realizados na sala do empreendedor”, destacou Risoleta Queiroz, coordenadora do Artesanato Acreano.
Na próxima semana, o mutirão seguirá para os municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil e, posteriormente, a equipe da Sete planeja promover o cadastramento de artesãos nas cidades de Acrelândia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Manoel Urbano e Porto Acre. “Para os municípios de difícil acesso, como aqueles que só podem ser alcançados por aeronaves de pequeno porte, a equipe está programando visitas específicas”, destacou Risoleta.
Assis Brasil
Cadastro de artesãos dia 4/11/2024 – (Segunda feira)
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: Avenida Raimundo Chaar – Centro
Auditório da Prefeitura José Monteiro
Epitaciolândia
Cadastro de artesãos dia 5/11/2024 – (Terça-feira)
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo
Rua Madre Paulina S/N° – Bairro: Aeroporto
(Em frente à Secretaria de Educação)
Brasiléia
Cadastro de artesãos dia 7/11 /2024 – (Quinta feira)
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: Avenida Rui Lino,n° 698 – Galeria Sham – Sebrae