O governo do Acre, por meio da Agência de Negócios do Estado (Anac) e em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai/AC), deu início, nesta semana, ao Curso de Assistente de Recursos Humanos, destinado a trabalhadores de empresas de Rio Branco e comunidade em geral. A qualificação será ministrada na modalidade presencial, mediada por tecnologia e totalmente gratuita.
“Com duas turmas, de Administração de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, já em andamento, acompanhamos na noite desta segunda-feira, 21, o início das atividades para os alunos inscritos. A iniciativa vem ao encontro do objetivo do governo de dar apoio às empresas e ampliar oportunidades de emprego e renda”, observou a presidente da Anac, Waleska Bezerra.
Para Beatriz Silva, que já trabalhou na limpeza urbana e atualmente está desempregada, a qualificação é uma possibilidade de conquistar um novo posto de trabalho e melhorar a renda. “São novas oportunidades que se abrem às pessoas do Acre, de Rio Branco, para ter oportunidade melhor de emprego e qualificação. A expectativa é conseguir uma vaga”, afirmou.
Ministrado pelo administrador de empresas Jônatã Zanconatto, o curso aborda processos e rotinas do assistente e vai além: “Entre o intervalo de um conteúdo e outro, passo um vídeo motivacional, aplico técnica de coaching. Como é profissional de RH, a área mais humanizada da empresa, nada melhor que os profissionais saírem do curso mais humanizados ainda. Processo se aprende, tratar o outro em prol do desenvolvimento, fazer as pessoas se sentirem melhor consigo mesmas e na sua área de atuação é um diferencial”.
Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, somente para atender a demanda da do setor industrial nos próximos três anos, o Acre terá que qualificar pelo menos 23 mil profissionais.
De acordo com as projeções do estudo, em todo o estado 19,2 mil trabalhadores precisarão de treinamento e desenvolvimento para atualizar suas competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores no Brasil, o que significaria contemplar a formação de quatro mil novos profissionais e requalificar outros 19 mil.
Além dos cursos relacionados a serviços administrativos, também metalmecânica, operação industrial, tecnologia e engenharia são áreas que necessitam de profissionais qualificados e treinados.
Considerando as informações, o Senai busca oferecer cursos que possam atender as demandas. “Estamos muito felizes com a parceria e nossa ideia é, já para 2025, ter cursos em outras áreas. como instalação hidráulica, normas reguladoras, instalação de sistemas elétricos prediais e informática, entre outros”, informou Marcelo Ruiz, analista de mercado do Senai/AC.