A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio dos departamentos Financeiro e de Gestão de Pessoas, realizou até esta sexta-feira, 18, no auditório da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, uma oficina sobre gerenciamento de recursos humanos voltada para gestores escolares.
Entre os objetivos da capacitação está a orientação dos novos diretores sobre os mais diversos temas relacionados a gestão, atualizar informações e normativas às novas abordagens e diretrizes, além de oferecer treinamento sobre o uso da tecnologia e suas inovações, bem como o gerenciamento eficaz da gestão de pessoas.
Além disso, a oficina é também uma oportunidade para que os novos gestores escolares possam tirar dúvidas sobre documentos, folha de pagamento e férias, além de serem orientados sobre lotações e datas limite para envio de documentos.
De acordo com o chefe do Departamento Financeiro da SEE, Robson Bussons, a oficina é importante na medida em que a Educação possui o maior número de servidores, tanto efetivos quanto temporários no organograma do governo do Estado.
“No momento que a gente contrata um professor e ele vai para a escola, esse gerenciamento acaba passando para o gestor e essa informação às vezes demora no curto prazo; e, de um tempo para cá, está tendo uma mudança no envio dessas informações”, diz.
Além disso, Robson destaca a importância de ouvir as dificuldades dos gestores nas escolas no que diz respeito ao gerenciamento das informações. “É a partir desse relatório de dificuldades a gente pode orientar da melhor maneira possível, para que não haja atraso no envio dessas informações”, afirma.
Numa segunda etapa, a SEE irá diretamente à escola auxiliar os gestores. “Vamos padronizar a documentação deles, criando algumas melhorias com o uso do Excel e também a criação do SEI, sobretudo agora que as escolas estão dentro do organograma da SEE”, explicou.
O gestor da Escola Armando Nogueira, Marcos Lucas da Silva, destacou a experiência de participar da oficina: “Está sendo um aprendizado muito grande essa troca de experiências; sou um gestor novo e muitas coisas a gente está vendo agora”.