A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, realiza nesta quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31, na Filmoteca da Biblioteca Pública de Rio Branco, o 3º Ciclo Formativo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Alfabetiza Acre.
Da solenidade de abertura do evento participaram a diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC), Fernanda Abreu; a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Fátima Miranda; e, representando a Ufac, a professora Tatiane Castro.
O 3º Ciclo Formativo é voltado para articuladores regionais e municipais de educação do Acre e tem como objetivo a formação de professores, coordenadores, gestores e assessores pedagógicos da Divisão de Ensino Fundamental, anos iniciais, da SEE, que serão multiplicadores da formação nos 22 municípios acreanos.
De acordo com Gleice Souza, o compromisso faz parte de uma política nacional que o Ministério da Educação (MEC) desenvolve com base no trabalho territorial, envolvendo a rede estadual e as redes municipais de ensino.
“A partir deste momento, a rede estadual e as municipais dão as mãos e trabalham juntas, com foco na alfabetização dos nossos alunos e o nosso compromisso passa a ser com o território do Acre”, afirmou Gleice.
A partir desse trabalho, a preocupação dos articuladores é voltada para as especificidades de cada rede, em cada município. “Avaliamos os processos pedagógicos que acontecem no dia a dia, para que possamos saber o que os nossos alunos já sabem e, a partir daí, estabelecer planos e ações formativas para trabalhar de fato a necessidade deles”, destacou a gestora.
Quem participa do 3º Ciclo Formativo é a professora Meire Andrade, que é chefe de gabinete do núcleo da SEE no município do Jordão e articuladora municipal do Compromisso Nacional. Para ela, o encontro vem em um momento oportuno para auxiliar o trabalho de alfabetização.
“O programa tem incentivo com relação à alfabetização e com relação à recomposição da aprendizagem e os nossos professores estão interagindo, buscando mais conhecimento e a gente considera que não é apenas um compromisso, mas um desafio, pois cada vez que a gente passa pelos ciclos de formação a gente vê que é um aprendizado novo”, observou.