A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae), realizou na manhã desta terça-feira, 8, um evento especial em alusão ao Outubro Rosa. A ação, que aconteceu no anexo da SEE, no antigo prédio do Sebrae, no centro de Rio Branco, reuniu servidores de sete setores para um dia de conscientização e cuidados com a saúde.
A programação do evento incluiu um café da manhã compartilhado, ginástica laboral, quick massagem, auriculoterapia, ventosaterapia, maquiagem, além de uma apresentação musical de um coral composto por servidores. Também houve vacinação e uma exposição sobre as lutas e conquistas das mulheres. Durante a semana, a equipe de psicologia do Defae promoverá uma roda de conversa sobre autocuidado, reforçando o foco na saúde física e emocional dos servidores.
A professora Lídia Cavalcante, chefe do Defae, destacou a importância da iniciativa: “O Departamento de Formação se mobilizou e convidou todos os servidores que fazem parte do anexo para este momento de reflexão. Outubro é um mês para nos alertar, tanto homens quanto mulheres, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Estamos falando de saúde, especialmente da mulher, que precisa muito da presença e do cuidado dos homens”.
O evento também abordou temas como alimentação saudável, prática de atividades físicas e atenção ao autocuidado. Irizane Vieira, chefe da Divisão de Direitos Humanos e Diversidade, chamou a atenção para o aumento das taxas de câncer de mama e de colo de útero, alertando sobre a necessidade de prevenção: “A OMS prevê um aumento de 164% nos casos de câncer até 2026, e o nosso objetivo é antecipar essa realidade, incentivando o autocuidado e o acesso aos serviços de saúde”.
A ação reflete o compromisso do Estado em promover a conscientização sobre a saúde das mulheres e a importância da prevenção, especialmente no contexto do Outubro Rosa.
Diversas ações estão sendo promovidas em todo o país para alertar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce. A mobilização, que ocorre anualmente, visa reduzir o número de casos e ampliar o acesso aos serviços de saúde.