segunda-feira, 18 novembro, 2024
22.3 C
Rio Branco

Eduardo Ribeiro defende autonomia do IML e criação de centro integrado para crianças e adolescentes no Acre

ALEAC

Na sessão desta terça-feira, 1º de outubro, o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) destacou duas pautas importantes durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac): a situação crítica do Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco e a necessidade de reforçar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência no estado.

O parlamentar começou parabenizando o deputado Adailton Cruz (PSB) por ter proposto o requerimento que resultou em uma audiência pública sobre as condições do IML. “A gente não tem dimensão de como está a situação”, afirmou o deputado, ressaltando a urgência de uma reforma no prédio ou, até mesmo, a construção de uma nova estrutura. Ele destacou que o funcionamento adequado do IML é essencial para garantir justiça, pois “são laudos que são necessários para evitar impunidade, evitar injustiças”.

Um dos principais pontos levantados na audiência, segundo Eduardo Ribeiro, foi a proposta de conceder maior autonomia administrativa e financeira ao IML, que atualmente está sob a estrutura da Polícia Civil. “Acho que ele tem que sair um pouco da estrutura fechada da Polícia Civil”, afirmou o parlamentar, ressaltando que isso é fundamental para fortalecer tanto o IML quanto o sistema de justiça como um todo.

Além disso, o deputado também chamou atenção para sua visita à Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DECAF), onde elogiou o trabalho da delegada Carla Fabiola e a infraestrutura do local, projetada para proteger as vítimas. No entanto, ele alertou para os números alarmantes de casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes no Acre, destacando a necessidade de medidas urgentes para enfrentar o problema.

O parlamentar enfatizou ainda a importância de criar um Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes, onde diversos órgãos, como Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, estariam reunidos para atuar de forma coordenada. “A criança e o adolescente têm prioridade absoluta na Constituição Federal, e a prioridade também tem relação com orçamento”, defendeu ele, afirmando que é essencial que esse centro seja incluído no orçamento do estado.

O deputado citou como exemplo bem-sucedido o modelo adotado na cidade de Jundiaí, em São Paulo, e solicitou apoio dos demais deputados para garantir a criação desse centro. “Será um grande presente que o Estado pode dar para o sistema de acolhimento das crianças e dos adolescentes”, concluiu.

Por fim, Ribeiro reafirmou seu compromisso com a pauta e agradeceu a atenção de todos, destacando que essa é uma luta coletiva da Assembleia Legislativa e do governo estadual.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Ismael Medeiros

O post Eduardo Ribeiro defende autonomia do IML e criação de centro integrado para crianças e adolescentes no Acre apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Maria Beltrão, do ‘É de Casa’, surpreende ao cantar Eminem no ‘Lady Night’

Maria Beltrão participou do ‘Lady Night’ e surpreendeu a...

Maria Flor ‘julga’ dança de Rafa Uccman e reação diverte seguidores

Maria Flor, filha de Virginia, não conseguiu disfarçar sua...

André Luiz Frambach pede novamente Larissa Manoela em casamento

André Luiz Frambach surpreendeu Larissa Manoela durante a viagem...

Ivete dá ‘bronca’ em fã que fumava cigarro eletrônico e pede para ele jogá-lo fora

Durante sua apresentação na micareta ‘Folianópolis’, Ivete Sangalo chamou...

Flamengo negocia renovação com o volante Evertton Araújo

O Flamengo negocia a renovação de contrato com o...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo